De 6 de agosto a 6 de novembro de 2013, avaliamos dez academias de diferentes bairros do Rio de Janeiro. Para isso, contamos com o auxilio de oito voluntários, sendo que dois deles frequentaram dois estabelecimentos.
Após serem examinados por um cardiologista, eles se mostraram aptos a praticar atividade física, e participaram, durante duas semanas, de oito sessões de exercícios, que incluíam musculação e atividades em aparelhos ergométricos, como esteira e bicicleta, entre outros. Os voluntários deveriam iniciar o treino entre 17h30 e 19h, já que esse é considerado o horário de maior movimento.
Cenário criado auxiliou avaliação
Os colaboradores alegaram que frequentariam o local por seis meses, de quatro a cinco vezes por semana. O intuito era ganhar condicionamento físico para, durante as férias –em março e abril –, acompanhar amigos que iriam esquiar.
O cenário foi criado para verificar se a academia seria capaz de elaborar um plano de treino que se encaixasse à necessidade do cliente. Os voluntários tiveram que seguir à risca o plano estipulado pelo profissional de Educação física.
Confira, abaixo, o nome das academias avaliadas no teste e o bairro onde cada uma delas está localizada: