A PROTESTE realizou o teste com 14 marcas de água mineral vendidas em garrafões retornáveis de 20 litros, verificando os quesitos abaixo:
Analisamos a rotulagem dessas garrafas retornáveis com o objetivo de ver se elas trazem as informações obrigatórias por lei e também aquelas que consideramos importantes para o esclarecimento do consumidor. E, de forma geral, as embalagens são bem claras e completas.
A avaliação mais importante foi a de higiene, em que realizamos análises de micro-organismos, como coliformes totais, além de parasitas e larvas. E todos os produtos se saíram excepcionalmente bem nesse quesito. Os ótimos resultados se repetiram no teste com substâncias químicas que representam riscos à saúde humana, como as orgânicas, assim como nos de agrotóxicos e de cianotoxinas.
Já na verificação de elementos inorgânicos, detectamos, na Crystal Plus, uma quantidade ligeiramente acima da permitida pela legislação para nitrito, que em doses muito elevadas pode transformar-se em substâncias carcinogênicas. Por esse motivo, é a única marca testada que não recomendamos o consumo.
Mas ressaltamos que o índice de 0,04 mg/l encontrado está longe de poder causar qualquer malefício ao organismo humano. Por isso, o consumidor pode beber a água vendida em garrafões sem medo.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!