Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Água em garrafões: beba sem medo
Avaliamos algumas características como as condições higiênicas e as informações nos garrafões de 20 litros. E temos uma boa notícia para o consumidor: o líquido que você bebe é limpo e os produtos têm bons rótulos. Assista ainda o vídeo com dicas de como limpar e conferir a data de validade do garrafão.
30 maio 2014 |
garrafões

A PROTESTE realizou o teste com 14 marcas de água mineral vendidas em garrafões retornáveis de 20 litros, verificando os quesitos abaixo:

  • Rotulagem
  • Higiene e substâncias químicas maléficas à saúde

Analisamos a rotulagem dessas garrafas retornáveis com o objetivo de ver se elas trazem as informações obrigatórias por lei e também aquelas que consideramos importantes para o esclarecimento do consumidor. E, de forma geral, as embalagens são bem claras e completas.

A avaliação mais importante foi a de higiene, em que realizamos análises de micro-organismos, como coliformes totais, além de parasitas e larvas. E todos os produtos se saíram excepcionalmente bem nesse quesito. Os ótimos resultados se repetiram no teste com substâncias químicas que representam riscos à saúde humana, como as orgânicas, assim como nos de agrotóxicos e de cianotoxinas.

Já na verificação de elementos inorgânicos, detectamos, na Crystal Plus, uma quantidade ligeiramente acima da permitida pela legislação para nitrito, que em doses muito elevadas pode transformar-se em substâncias carcinogênicas. Por esse motivo, é a única marca testada que não recomendamos o consumo.

Mas ressaltamos que o índice de 0,04 mg/l encontrado está longe de poder causar qualquer malefício ao organismo humano. Por isso, o consumidor pode beber a água vendida em garrafões sem medo. 

 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!

Leia também

remédios
alimentos-funcionais
comida
vitamina-c

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.