Essas siglas referem-se aos problemas que surgem devido a movimentos repetitivos feitos no ambiente de trabalho: dor crônica principalmente no pescoço, nas costas ou nos membros superiores, podendo afetar tendões, músculos e nervos periféricos.
Isso acontece quando uma pessoa trabalha muito e não realiza a pausa necessária para que a fibra muscular volte ao seu estado inicial de repouso, não permite a adequada restauração do fluxo sanguíneo muscular, levando à lesão.
Em resposta, o organismo reage trazendo um processo inflamatório ou degenerativo das células de músculos, nervos, tendões e ligamentos. Simples assim, mas doloroso demais.
Exercícios simples tornam o dia de trabalho bem melhor
Para levar uma melhor oxigenação aos músculos, diminuindo sua fadiga devido a esforços repetitivos e, assim, evitando que lesões se instalem você pode praticar algumas séries simples de aquecimento e alongamento durante o expediente.
Além disso, você também deve dar algumas pausas na atividade durante o seu expediente.
A sua boa postura à mesa pode prevenir problemas. Se você trabalha usando o computador e precisa passar horas na frente dele, é fundamental ficar atento à maneira como se senta e na forma como digita e olha para a tela.