Notícia

Alongar pode ajudar a afastar as dores

18 outubro 2013

18 outubro 2013

Se você passa horas diante de um computador ou faz muitos movimentos repetitivos no trabalho, é melhor ficar atento, você pode estar desenvolvendo problemas no ombro, coluna, punhos, etc.

Devido a esses problemas, você pode estar iniciando um processo lento – mas que, a longo prazo, tem chances de afastá-lo do trabalho – de lesão por esforço repetitivo (LER) e distúrbio ósteo - muscular relacionado ao trabalho (Dort).

Essas siglas referem-se aos problemas que surgem devido a movimentos repetitivos feitos no ambiente de trabalho: dor crônica principalmente no pescoço, nas costas ou nos membros superiores, podendo afetar tendões, músculos e nervos periféricos.

Isso acontece quando uma pessoa trabalha muito e não realiza a pausa necessária para que a fibra muscular volte ao seu estado inicial de repouso, não permite a adequada restauração do fluxo sanguíneo muscular, levando à lesão.

Em resposta, o organismo reage trazendo um processo inflamatório ou degenerativo das células de músculos, nervos, tendões e ligamentos. Simples assim, mas doloroso demais. 

Exercícios simples tornam o dia de trabalho bem melhor

Para levar uma melhor oxigenação aos músculos, diminuindo sua fadiga devido a esforços repetitivos e, assim, evitando que lesões se instalem você pode praticar algumas séries simples de aquecimento e alongamento durante o expediente.

Além disso, você também deve dar algumas pausas na atividade durante o seu expediente.

A sua boa postura à mesa pode prevenir problemas. Se você trabalha usando o computador e precisa passar horas na frente dele, é fundamental ficar atento à maneira como se senta e na forma como digita e olha para a tela.


Imprimir Enviar a um amigo