O calor do verão traz a saudável e refrescante prática de atividades aquáticas. Mas é preciso tomar cuidado para se divertir com segurança e saber os riscos, a fim de evitar acidentes no mar, em piscinas, rios ou lagoas.
A combinação entre falta de conhecimento em natação e ingestão de álcool é o principal motivo para afogamentos. Por isso, nunca nade alcoolizado. Isso vale também para jet skis. Pilotos devem usar colete salva-vidas e, ao se dirigir à praia ou se afastar dela, navegar na perpendicular e em menor velocidade.
Não mergulhe sozinho; em águas rasas, cheque a profundidade
Caso goste de mergulho, não faça isso sozinho e, se tiver problemas, respire com calma e constantemente. Para evitar acidentes em águas rasas, verifique a profundidade e, na primeira vez, pule em pé. Se observar um acidente, só faça os primeiros socorros caso entenda do assunto. Se não, espere a ambulância.
Em caso de afogamento, fique calmo; nervosismo piora situação
Em passeios, não pule do barco com o motor ligado ou nade perto das hélices. Já em situações de afogamento – de outra pessoa ou próprio – fique calmo, pois o nervosismo só piora o quadro, nos dois casos. Caso a vítima seja você, boie e grite por socorro.
Confira outras dicas para os seguintes cenários:
Lagoas
Piscina
Praia
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!