Notícia

Avaliação aerodinâmica simulou realidade

20 dezembro 2013

20 dezembro 2013

Estudo realizado no Japão e interpretado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) revelou que a Brazuca provavelmente, agradará aos jogadores na Copa do Brasil em 2014. Confira como foi realizado o teste:

O teste do comportamento aerodinâmico da bola simulou, dentro de condições específicas, uma condição de jogo real, em que diversos aspectos influenciaram na trajetória, como a resistência do ar e a potência do chute, bem como a própria ação da gravidade. Por conta disso, a Proteste contatou Takeshi Asai, especialista em testes em bola da Universidade de Tsukuba do Japão. Ele realizou um teste comparativo sobre o comportamento aerodinâmico da Brazuca versus a Jabulani. Os resultados, por sua vez, foram interpretados em conjunto com o pesquisador Gilder Nader, do Institutos de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

Análises dos gráficos
Análises dos gráficos

Os resultados preliminares indicam que a Brazuca apresentou coeficiente de arrasto, que representa a resistência do ar, muito superior a Jabulani. Ou seja, para uma mesma potência de chute aplicada nas duas bolas, a Jabulani atingiria velocidade superior à da Brazuca. Uma outra análise feita no túnel de vento mostrou que uma bola começa a entrar em crise após o chute, deixando de apresentar uma trajetória próxima da retilínea para variar imprevisivelmente. Apenas como referência, uma bola entra no gol após um chute de falta com velocidade em torno de 80-90km/h. Na Brazuca, a velocidade de crise é bem baixa (em torno de 60km/h), enquanto que na Jabulani essa velocidade gira em torno de 86km/h. Significa dizer que, para a Jabulani, a bola começaria a variar em distância muito próxima ao gol, enquanto que para a Brazuca, esse momento de crise talvez nem seja identificado.

Teste Aerodinâmico1
Teste Aerodinâmico com laser no IPT

O Gerente do Centro de Pesquisas em Produtos e Serviços da Proteste, Sergio Mardirossian, coordenou o estudo e acredita que não teremos tantas reclamações sobre a bola como na Copa passada. “A Adidas se cercou de cuidados e, ao que tudo indica, apesar da estética revolucionária, ela não irá surpreender tanto dentro de campo”.

Teste Aerodinâmico2
Teste Aerodinâmico simula o coeficiente de arrasto
A Brazuca está em uso no Mundial de Clubes da FIFA, no Marrocos. E é fácil perceber como a Brazuca apresenta uma precisão de chute muito melhor.

Imprimir Enviar a um amigo