Notícia

Bulário eletrônico em perguntas e respostas

30 setembro 2011

30 setembro 2011

Veja as dúvidas mais comuns dos internautas que acessam o site da ANVISA.

1) Como faço para encontrar a bula de um medicamento fitoterápico?
Digite o nome do princípio ativo (substância responsável pelo efeito do medicamento) – nesse caso, a espécie da planta, ou digite o nome comercial do medicamento (caso ele possua). Estas informações estão na embalagem.

2) Como faço para encontrar a bula de um medicamento dinamizado?
Digite o nome da substância presente na embalagem do medicamento no campo Principio Ativo, ou digite o nome comercial do medicamento (caso ele possua).

3) Por que a bula que eu encontrei não possui nome comercial, forma farmacêutica e concentração?
As bulas encontradas no Bulário Eletrônico que não possuem nome comercial, forma farmacêutica e concentração são as bulas padrão elaboradas pela ANVISA. Elas são utilizadas como referência para confecção de outras bulas de medicamentos com o mesmo princípio ativo. Nesse caso, todas as bulas de medicamentos com aquele princípio ativo são iguais, com diferenças nas informações de fórmula, nome comercial, forma farmacêutica, concentração e dados da empresa.

4) Por que eu não consigo encontrar uma bula?
Certifique-se de que a busca está sendo feita de forma correta. Caso tenha seguido todas as orientações de pesquisa das bulas e ainda assim não encontrou a bula do medicamento que você procura, pode ser devido aos seguintes fatores:

  • A Anvisa ainda não publicou a bula, pois está em fase de análise;
  • A bula que você procura é de um medicamento similar ou genérico, pois nem todas as bulas serão publicadas no Bulário. Nesse caso, você deve fazer a busca pelo princípio ativo do medicamento. Assim, você irá encontrar as bulas do medicamento de referência daquele princípio ativo (a bula do medicamento genérico ou similar deve ser igual à bula do medicamento de referência, diferindo apenas nas informações de fórmula, cuidados de conservação e dados da empresa).

Imprimir Enviar a um amigo