Notícia

Colchões:como comprar

30 outubro 2012
colchão

30 outubro 2012

Dependendo da necessidade de firmeza e de como é o seu sono, alguns modelos podem ser melhores do que outros.

Os colchões com molas de aço têm elasticidade, firmeza e boa ventilação. Neste aspecto, os modelos de molas ganham dos de espuma, pois são mais adequados para quem transpira muito ou vive em regiões com verão quente. Se tiver alergias ou asma, um colchão de espuma ou látex é a melhor opção.

Os sistemas de molas bicônicas e de molas independentes (ensacadas) permitem definir zonas ergonômicas, fazendo variar a rigidez do aço com que são fabricados. Já com as molas sem-fim, isso não é possível.

 

Nos modelos de molas ensacadas não há transmissão de movimento entre molas. Isso os torna muito confortáveis, sobretudo se o seu companheiro mexe-se muito enquanto dorme.

 

Veja abaixo demais características:


Espuma: A elasticidade, densidade e firmeza do colchão dependem da densidade da espuma e do ar injetado nas suas células, em poliuretano ou poliéster. Bom isolamento térmico, o que é bom no inverno, mas não tanto no verão.

Molas: Risco de as molas se partirem ou perderem elasticidade, provocando deformações do colchão. É inevitável alguma perda de altura com o uso. Têm melhor ventilação do que os de espuma e os de látex. Por isso, são mais indicados para quem transpira muito ou vive em regiões de verão quente.

Látex: Compostos por um núcleo de borracha natural ou sintética, são geralmente os mais caros. O látex é perfurado para assegurar uma boa ventilação e regular a firmeza. Adaptam-se ao corpo, têm razoável a boa ventilação e isolamento correto. Adequam-se a estrados de madeira ou de molas. Difíceis de deslocar e quentes no verão.

Água e ortopédicos: Os colchões de água adaptam-se bem ao corpo, mas com os movimentos podem causar algum ruído e dificultar o sono. Atenção às imitações: os verdadeiros colchões ortopédicos são constituídos por gel ou espuma viscoelástica. Este material permite uma ótima distribuição da pressão e evita feridas em doentes acamados. Muito caros, não oferecem vantagens para pessoas saudáveis.


Imprimir Enviar a um amigo