Notícia

Como dormir bem

30 outubro 2012

30 outubro 2012

Refeições pesadas e exagerar na Internet e na televisão antes de se deitar podem levar à insônia. Veja dicas para escapar desse problema. 

Uma noite mal dormida de sono pode provocar problemas como falta de concentração, maior tendência à irritabilidade e desconforto durante o dia. Seguindo dicas simples, você pode melhorar a qualidade do seu descanso e encarar melhor os dias que se seguem. Veja como:
  • Evite estímulos visuais – assistir à televisão, usar computador, celular ou tablet e até mesmo ler por tempo demais na cama estimulam o organismo, prejudicando o sono. A cama só deve ser usada para dormir. Se for ver TV à noite, prefira o sofá e vá para a cama somente na hora em realmente vai dormir.

 

  • Tenha uma rotina – estabeleça um horário regular para dormir e acordar, inclusive nos finais de semana. O seu relógio biológico agradecerá.

 

  • Tente não cochilar – procure ocupar o seu dia, sem tirar sonecas diurnas. Os idosos são os únicos que realmente podem precisar desse descanso a mais durante o dia.

 

  • Modere a alimentação – evite comidas pesadas e gordurosas perto do horário em que vai dormir.  

 

  • Faça exercícios – a prática de atividades físicas beneficia o sono, desde que haja um intervalo mínimo de três horas antes do repouso.

 

  • Fuja da cafeína e nicotina – bebidas estimulantes, como café, chá e refrigerantes de cor escura, só devem ser ingeridas no máximo até quatro a seis horas antes de ir dormir. O consumo destes deve ocorrer no máximo até 4 hs antes de se deitar para dormir.

 

  • Não consuma álcool – ao contrário da crença popular, bebidas alcoólicas não devem ser ingeridas entre quatro e seis horas antes de dormir. Levam a um sono fragmentado, com sensação de cansaço no dia seguinte.

 

  • Prepare o ambiente – o local onde se dorme deve ser saudável e silencioso, com luminosidade adequada, temperatura agradável e colchão confortável.

 

  • Não brigue com a cama – caso não consiga dormir após 30 minutos, saia do quarto e vá para outro ambiente calmo, só retornando à cama quando estiver com sono.

 


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