Para testar a eficácia dos cremes contra assaduras, enviamos ao laboratório oito produtos das marcas mais conhecidas do mercado.
Vale ressaltar que as marcas Turma da Mônica e Granado também foram selecionadas para participar do teste, mas acabaram não sendo analisadas por questões relacionadas à composição. O produto Granado descreve no rótulo conter uma substância que não está de acordo com a legislação para cosméticos, embora isso não coloque em risco a saúde do bebê. Já o produto Turma da Mônica descreve no rótulo conter um conservante alergênico que, embora ainda de uso permitido, não poderá ser acrescentado em cosméticos a partir de 2014.
Entre os critérios que avaliamos nos produtos estão:
Eficácia – Para conferir se os produtos realmente protegem contra assaduras, aplicamos uma camada de cremes na pele de voluntários adultos e, depois, a urina artificial, criada em laboratório. Com a ajuda de instrumentos específicos, medimos a barreira formada pelo creme antes da aplicação da solução e 15, 30 e 60 minutos depois.
Teste em uso - Um grupo de 30 mães aplicou os produtos em seus bebês para avaliar odor, ação hidratante e durabilidade, entre outros itens. Este grupo também avaliou o Hipoglós pomada separadamente.
Rotulagem – Conferimos os rótulos para saber se os produtos possuem informações exigidas pela legislação, como prazo de validade, lote e composição.