Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Cuidados com os animais
Veja algumas dicas de como conviver bem com o seu bichinho e sem prejudicar a sua saúde
13 setembro 2010 |

A convivência com um animal é muitas vezes prazerosa, mas dá trabalho e as características deles devem ser respeitadas. Por isso, devemos agir com responsabilidade e bom senso.

É importante que você escolha uma espécie e raça que se adaptem bem ao seu tipo de moradia. Antes de adotar, converse com um veterinário, que lhe indicará o melhor para seu caso.

Conhecer os hábitos do animal é importante. Gatos, por exemplo, não gostam de passear em coleiras, mas precisam de atividades físicas que os façam gastar energia. Você também precisa instalar telas de proteção em janelas e usar bandejas sanitárias com areia. A água, sempre limpa e fresca, deve ser oferecida em um recipiente durante todo o dia ao lado da ração. E mantenha em dia a vacinação, a vermifugação, o controle de ectoparasitas e os banhos.

Já a saúde dos cães exige a vacinação correta e os passeios, que devem ser de dois a três por dia, longos ou pelo quarteirão. Tenha em mente que o cão é uma espécie social, e por isso, não deve ficar sozinho por mais de 4 horas. O ideal é dar banho e aplicar repelentes inseticidas uma vez ao mês, escovar o pelo toda semana e alimentar com água e comida diariamente.


Leia também

ração-cachorro
lavar-arroz
Internet 2
SemanaCons

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.