17 lotes de duas versões do descongestionante Salsep da Libbs Farmacêutica foram suspensos para venda e uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A determinação foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (06 de agosto).
A medida foi adotada após a própria fabricante enviar comunicado de recolhimento voluntário.
No documento, os responsáveis alegam "desvios de qualidade (pH e odor fora de especificação)" em lotes do medicamento Salsep (cloreto de sódio 0,9%) solução nasal em spray e Salsep 360 (cloreto de sódio 0,9%) solução nasal em spray.
Confira abaixo os lotes que deverão ser retirados do mercado:
Salsep (cloreto de sódio 0,9%) solução nasal em spray.
17A0379 (Val. 01/2019);
17J0329 (Val. 10/2019);
17K0646 (Val. 11/2019);
17K0649 (Val. 11/2019);
17K0650 (Val. 11/2019);
17K0729 (Val. 11/2019);
18C0384 (Val. 03/2020);
18C0388 (Val. 03/2020);
18C0393 (Val. 03/2020);
18C0394 (Val. 03/2020);
18C0396 (Val. 03/2020);
18C0400 (Val. 03/2020).
Salsep 360 (cloreto de sódio 0,9%) solução nasal em spray:
16K0493 (Val. 11/2018);
17I0158 (Val. 09/2019);
17K0654 (Val. 11/2019);
17K0656 (Val. 11/2019);
17K0727 (Val. 11/2019).
A Anvisa determinou que o recolhimento dos estoques existentes no mercado seja realizado pela farmacêutica.
A Libbs Farmacêutica informou, em nota, que a chance de os lotes dos produtos em questão oferecerem riscos à saúde dos usuários é pequena e que o recolhimento não afeta outros lotes e produtos.
"O recolhimento preventivo e voluntário reforça o nosso compromisso com a segurança e com a qualidade dos nossos produtos e foi motivado pela identificação, em algumas amostras, de resultados diferentes da especificação.
No entanto, é importante reforçar que as alterações observadas oferecem baixas possibilidades de consequências à saúde dos consumidores, de acordo com as classificações legais de risco (RDC 55/2005)."
Nossa sugestão é que antes de comprar o produto, seja verificado se o mesmo faz parte do lote suspenso.
Em caso positivo, informe imediatamente ao estabelecimento para que seja retirado das prateleiras.
Caso você já tenha comprado o medicamento e possua nota fiscal, sugerimos que procure a loja onde foi feita a compra para trocá-lo.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).