Notícia

Doação de leite materno ajuda alimentar bebês prematuros

23 novembro 2015

23 novembro 2015

Campanha do Ministério da Saúde busca aumentar as doações em todo o país. Hoje, a quantidade obtida só atende a 60% dos prematuros, e 30% são descartados pelo mau armazenamento e coleta. Veja como ajudar.


A mulher que dá à luz um bebê prematuro não tem como amamentá-lo logo após o parto. E é aí que entra em cena o banco de leite humano, que será a fonte de alimento para essa nova vida. Assim como um banco de sangue, este também depende de doações – nesse caso, de mães que estão amamentando


Mas os bancos brasileiros estão em baixa. Por isso, o Ministério da Saúde está fazendo uma campanha de incentivo e conscientização, que vai até maio de 2016, para aumentar as doações. 


Cuidados garantem a qualidade do leite doado 


O estoque atual atende a apenas 60% dos bebês internados nas UTIs neonatais de todo o país. E 30% de tudo o que é doado é perdido por problemas no armazenamento e na coleta. Por desconhecer o procedimento correto, muitas mães usam potes com tampas de alumínio, que inviabilizam o uso do leite

Também é comum o material ser entregue contaminado por sujeira ou com algum problema decorrente do congelamento. Se você está amamentando e quer doar, é importante seguir alguns cuidados, para que o leite possa ser aproveitado. Retire o leite após o bebê mamar ou se as mamas estiverem cheias. E siga alguns cuidados para garantir a qualidade: 


  • Higiene – Se não tiver o kit, use um frasco de vidro com tampa de plástico. Tire o rótulo e ferva-o por 15 minutos. Lave as mamas só com água, e as mãos e os braços, até os cotovelos, com sabão. Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais. Não converse ou, se for preciso, cubra nariz e boca com máscara ou fralda. Use touca. Tire o leite da mama diretamente no frasco, sem o completar.


  • Congelamento – Guarde o frasco imediatamente no congelador. Use um copo fervido por 15 minutos para uma nova coleta, a qual você poderá adicionar ao leite já congelado enquanto houver espaço no frasco. Ele pode ficar por até dez dias no congelador. Anote na tampa do frasco a data da primeira coleta


Alimente até dez bebês 


Ajude a fazer a diferença. A coleta do leite doado é domiciliar e não há quantidade mínima para doar. Para participar da campanha, cadastre-se pelo: 0800-0268877. Você receberá um kit com máscara e frasco. Para cada litro de leite que você conseguir coletar, até dez bebês prematuros podem ser alimentados.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!


Imprimir Enviar a um amigo