Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Entrevista: como reduzir a celulite
Veja a entrevista com a especialista
03 novembro 2009 |

Shaunna Allen (shaunna@uol.com.br) é fisioterapeuta especialista em dermatofuncional de redução de medidas e celulite e fala conosco sobre o problema que assusta mulheres.

O que é celulite?

A celulite é também conhecida pelo nome Fibroedemagelóide. É a grande vilã da beleza feminina e está presente em 90% das mulheres. A celulite se manifesta no tecido gorduroso que se encontra na hipoderme, que é a camada mais profunda da pele. Esse tecido é formado por um grande número de adipócitos (célula de gordura). Entre os adipócitos correm as veias e as artérias que trazem o sangue, oxigênio e nutrientes; e os vasos linfáticos que transportam o sangue e os produtos do metabolismo de volta para a circulação para serem excretados num processo contínuo. No tecido gorduroso existem também as fibras, que separam os grupos de adipócitos.

Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares a pele, ligando a pele ao tecido muscular mais profundo como se fosse um colchão de molas. Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de "furinhos", que é característico da celulite. Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso, devido ao acúmulo de gordura, este tecido se expande em direção à pele. O tecido gorduroso aumentado comprime as veias e vasos linfáticos prejudicando a vascularização e nutrição do local passando a existir então um edema (inchaço) que aumenta ainda mais o volume do tecido, piorando o processo de celulite. Com isso, o hormônio feminino dirige mais gordura para regiões preferenciais como coxas e quadril, e alteram a parede das micro veias, piorando as condições circulatórias e agravando a celulite. A mesma, é na verdade, uma soma de alterações, decorrentes sim do aumento de gordura, mas aonde vários fatores têm ação: como hormônios, má alimentação, vida sedentária, má circulação, tendência genética, tipo físico e outros.

 Existe alguma massagem que realmente melhora a celulite? Qual? Por quê?

Sim. A Massagem Modeladora e a Drenagem Linfática. A Massagem Modeladora é indicada nesse tipo de alteração, pois faz uma mobilização da gordura localizada e melhora a circulação no local. Já a Drenagem Linfática é indicada nos casos em que a celulite aparece devido ao aumento da retenção de liquido (edema) no local.

 Qual a diferença entre a Massagem Modeladora e a Drenagem Linfática?

A Massagem Modeladora é feita com manobras intensas de amassamento, deslizamento e pinçamento fazendo uma manipulação dos nódulos de gordura desencadeando um processo de estimulação, que aumenta a circulação sanguínea no local ocasionando a nutrição tecidual, além de aumentar a circulação linfática causando a remoção dos produtos catabólicos que são liberados com a massagem, também realizam estimulação das funções viscerais e causa um relaxamento muscular local e geral.

A Drenagem Linfática é feita de forma suave e superficial, pois seu principal objetivo é estimular o Sistema Linfático, que se encontra na derme, aumentando a eliminação dos líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos do organismo. Ao serem retirados do local armazenado, tais substancias são encaminhadas para o sistema linfático para serem eliminados pela urina, pelas fezes ou pelo suor. Esta técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante, combate a celulite, gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo. É uma prática exclusiva dos fisioterapeutas, sendo considerada exercício ilegal da Fisioterapia se praticada por pessoas que não fizeram tal curso superior.

 Qual a maneira mais eficaz de fazer a auto-massagem?

O mais importante de qualquer auto-massagem é fazer os movimentos no sentido da drenagem, sempre em direção aos gânglios linfáticos, no caso das pernas e dos glúteos, em direção a virilha; no abdome, abaixo do umbigo, em direção ao pubis, acima do umbigo em direção as axilas; nos braços, em direção as axilas.

Passo a passo:

- Deslize as mãos com certa pressão, e com a ajuda de um creme para a celulite, em movimentos alternados, em direção à virilha; 
- Pince e aperte delicadamente a gordura localizada com as pontas dos dedos; 
- Friccione as mãos com vigor e pressão, do joelho para o culote, ativando a circulação e a pressão sanguínea; 
- Passe as mãos com firmeza sobre o abdômen, massageando a região em movimentos circulares, no sentido horário; 
- Desloque as mãos de trás para a frente na cintura, com vigor e um pouco de força, mas sem agredir a pele;
- Belisque e aperte delicadamente a gordura, trabalhando a cintura de trás para a frente dos dois lados, no sentido horizontal, de cima para baixo.

 Mudar a alimentação ajuda? Qual deve ser a mudança? Por quê?

Sim. Como a má alimentação é um fator determinante ao acumulo de gordura e ao aparecimento da celulite, é muito importante que ocorra uma mudança no hábito alimentar. Quando ingerimos uma quantidade de calorias maior do que consumimos, estas são estocadas em forma de gordura. Os carboidratos, principalmente aqueles ricos em açúcar refinado e/ou gordura, levam ao aumento de peso e conseqüente agravamento do quadro da celulite.

À noite, é preciso tomar mais cuidado com a alimentação, pois o organismo gasta menos energia e por conta disso acaba armazenando todo o excesso de calorias em forma de gordura. O equilíbrio da dieta é a melhor maneira de conseguir e manter um peso saudável, o que ajuda, e muito, no controle da celulite.

Uma alimentação antioxidante, à base de frutas, verduras, legumes e bastante água é muito bem vinda para quem sofre com a celulite, mas é importante ressaltar que se devem incluir algumas fontes de proteína como, carnes magras, e que mesmo em quantidades controladas, os carboidratos devem estar presentes, de preferência com fibras em sua composição: pão integral, cereais matinais não açucarados e aveia.

 E praticar exercícios ajuda? Por quê?

Sim, e muito. A prática de atividade física é muito importante e fundamental para o combate da celulite, pois aumenta a circulação, acelera o metabolismo do organismo, diminui a gordura corporal e estimula a eliminação de toxinas. E todos esses fatores são importantes no tratamento ao combate do surgimento e desenvolvimento da celulite. Essa prática deve ser feita de forma gradual e contínua. As atividades aeróbias, como caminhar e andar de bicicleta, são algumas das atividades mais eficazes. Para qualquer pratica de atividades físicas é importante o auxilio de um profissional de Educação Física que indicará o exercício adequado para cada tipo de pessoa.

Leia também

abertura-BCAA
selo-proteste-aprovado
aluno-inadimplente
minimo-cartao

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.