Escovas progressivas: cabelos lisos com muitos riscos à saúde

Escovas progressivas: cabelos lisos com muitos riscos à saúde

Levamos as 12 marcas mais vendidas do mercado ao laboratório e encontramos irregularidades em todas elas. Dez possuem formol em limites bem acima do permitido.

Cabelos lisos, brilhantes e sem frizz. Este é o sonho de boa parte das mulheres (e de muitos homens) que acabam se submetendo a escovas progressivas. O problema é que muitos consumidores não sabem ou têm uma vaga ideia dos malefícios do formaldeído, o famoso formol, a todo o organismo, e não somente aos cabelos.

Mas, afinal, por que o formol é tão temido assim? No caso da progressiva, dependendo de sua concentração, pode causar queda de cabelo. Porém, os riscos vão muito além da estética!

Em contato com a pele, causa irritação, vermelhidão dor e queimaduras. Em contato com os olhos, dor, lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis.

A inalação do formol pode provocar câncer no aparelho respiratório, dor de garganta, tosse, redução da frequência respiratória e sensibilização do trato respiratório. A exposição crônica, por sua vez, causaria reação alérgica, debilidade da visão e aumento do fígado.

Anvisa determina máximo de 0,2% de formol

Para preservar a saúde dos usuários e dos cabeleireiros que trabalham com essas substâncias diariamente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que a concentração de formol máxima nas escovas progressivas seja de 0,2%. Nesta quantidade, o formol atua como conservante e não tem capacidade alisante.

Mas será que as escovas progressivas respeitam esse limite? Decidimos enviar as 12 marcas mais vendidas do mercado para serem analisadas em laboratório. Verificamos se os produtos estão regulares na Anvisa, se contêm formaldeído, e em qual quantidade, e se apresentam o pH compatível para uso no cabelo e em contato com a pele.

Testamos 12 amostras. As marcas estão elencadas abaixo:

• Etnik Brasil
• Foreverliss
• G Hair – Fórmula Original Alemã
• G Hair- Tratamento capilar marroquino

escovas-progressivas

• Gloss Profissional
• Madamelis
• Maria Escandalosa
• Maria Glamurosa

escovas-progressivas

• Portier – Exclusive
• Portier – Unique
• Probelle
• Zap All Time

Como fizemos o teste

Neste teste, avaliamos a segurança das escovas progressivas através dos seguintes parâmetros:

• Rotulagem – Para a avaliação da rotulagem, verificamos se os produtos estão regulares na Anvisa, ou seja, devidamente notificados e se há a presença de todas as informações obrigatórias.

Também verificamos se as informações estavam legíveis, permitindo o entendimento correto por parte do consumidor. Por fim, conferimos se os produtos traziam algum contato para atendimento ao consumidor, como SAC.

• Dosagem de formaldeído – Nesta análise, foi verificado se os produtos traziam o formaldeído na formulação e em que quantidade. Para a dosagem do formaldeído, cada produto foi submetido à análise por espectrofotometria UV-VIS.

Trata-se de uma técnica analítica que utiliza a luz para medir a concentração de substâncias em soluções, através da interação da luz com a matéria.

• pH – O pH de cada produto foi obtido utilizando um pHmetro (aparelho usado para medição de pH).

A partir daí, encontramos os seguintes resultados:

Apenas dois contêm formol em quantidades seguras

O teste comprovou irregularidades em todos os produtos testados, sendo a concentração de formaldeído acima do permitido a mais grave encontrada. No entanto, outros pontos também merecem destaque:

• A Probelle e a Portier Unique não contêm formol além do permitido, contudo não indicam a substância no rótulo que deveria, portanto, estar ausente.

Dos 12 produtos testados, somente essas duas apresentaram pH abaixo do recomendado (pH 1.8, quando o mínimo recomendado é de 2,5), o que pode não somente danificar os fios como irritar o couro cabeludo e a pele.

• O uso desses produtos deve ser feito com cautela e por profissionais capacitados, seguindo sempre as instruções do rótulo.

• O produto G Hair Marroquino traz na sua composição a substância ácido glioxílico e orienta a secagem do cabelo com secador e prancha. No entanto, a Anvisa afirma que não existem dados que comprovem a utilização segura do ácido glioxílico em produtos alisantes e/ou submetidos a tratamento térmico.

• O produto Gloss e o G Hair estavam com suas notificações vencida e cancelada, respectivamente. Logo, não poderiam estar disponíveis no mercado.

Agora você pode estar se perguntando? Há opções seguras de escovas progressivas? Sim. Probelle e Portier Unique. Contudo, ambas precisam acrescentar na lista de ingredientes o formaldeído e devem ser utilizadas de acordo com as instruções do rótulo, dado o baixo pH.

Pediremos a retirada do mercado de produtos com níveis altos de formol

O fornecedor não pode colocar no mercado de consumo um produto ou serviço que sabe, ou deveria saber, apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

Com base neste artigo do Código de Defesa do Consumidor, reivindicamos à Vigilância Sanitária e à Secretaria Nacional do Consumidor, a retirada do mercado dos produtos que estão com notificação vencida, cancelada e aqueles cuja numeração não corresponde ao produto.

Em função da potencialidade do dano à saúde, também pediremos que sejam retirados, sobretudo, os produtos que possuem ácido glioxílico com modo de uso que envolve aplicação de calor e os que contêm formaldeído em concentração dezenas de vezes superior ao permitido.

Além disso, não permitiremos que as pessoas sejam enganadas em relação aos ingredientes que os produtos possuem. Por isso, reivindicamos também a alteração dos rótulos incompletos.

O teste com os produtos para escovas progressivas foi feito em junho de 2018.

Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre bem-estar e saúde. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.