Notícia

Esteira ou musculação: o que devo fazer primeiro?

17 novembro 2016
esteira-ou-musculacao

17 novembro 2016
Ambos são vantajosos, porém, quando desalinhados podem interferir na qualidade e resultados do seu treino. Entenda as diferenças entre eles e saiba qual é a melhor opção de acordo com o seu objetivo.

No título citamos a esteira para exemplificar a corrida, porém, podemos considerar qualquer outro tipo de atividade aeróbia, como: bicicleta, natação, aulas de ginástica. E todas essas atividades auxiliam no emagrecimento, beneficiam o coração, melhoram o condicionamento físico, além de outros benefícios proporcionados. Já nas vantagens da musculação temos: a prevenção de lesão, ganho de força e massa muscular ou melhoria na performance de atletas. 

Quem treina sabe a importância da musculação (anaeróbio) e da corrida (aeróbio) para a atividade física. Porém, a maior dúvida geralmente é: qual iniciar primeiro? Será que um interfere no outro? 

Apesar de ambos terem suas vantagens, eles são totalmente diferentes e existe sim uma interferência de um treino para o outro. Pelo fato de serem classificados como treinamento concorrente, a melhor forma para resolver essa questão é periodizar o treino de acordo com seu objetivo.

O aplicativo Hora do Treino é uma excelente alternativa para atingir o melhor resultado, pois você conta com o suporte de profissionais qualificados que elaboram treinos personalizados e ainda tiram dúvidas online sobre sua rotina de exercícios.

 

Aeróbico x musculação: entenda as influências

O treino de força (anaeróbio) não interfere em treino de resistência aeróbia de longa duração. Pelo contrário, devido ao aumento da resistência ao lactato (ácido produzido no músculo em intensidades altas) pode até mesmo ajudar na prevenção de lesões. 

Por outro lado, correr na esteira com uma intensidade alta pode afetar negativamente o treino de musculação, devido ao consumo de glicogênio muscular (reserva energética) no inicio da atividade aeróbica. Para não perder massa muscular fazendo atividade aeróbica, é preciso que ela dure menos de 40 minutos e que haja uma alimentação equilibrada, à base de proteína e carboidrato. 


Como periodizar seu treino


Para obter sempre a evolução desejada, você deve avaliar seu objetivo e organizar a ordem do seu treino da forma mais adequada. Por exemplo, se o seu objetivo for: 

- Melhorar o condicionamento físico: o ideal é correr primeiro, ou fazer exercícios de musculação de intensidade moderada;
- Aumentar o volume dos músculos: faça musculação primeiro, seguido de um aeróbio moderado com um período menor.

Ambos são importantes para a sua saúde, desenvolvimento e performance. E de modo geral, existem outras formas de combinar as duas atividades. Você pode, por exemplo, fazer aeróbio no período da manha e musculação à noite, ou alternar os dias, dando mais ênfase na sua atividade principal.

Vale lembrar que, independente da combinação, a prioridade deve ser sempre o seu objetivo. E se você precisa de uma orientação profissional qualificada, mas não abre mão da economia, lembre-se de acessar o “Hora do Treino” para ter todo o suporte online para realizar seus exercícios e obter sempre o melhor resultado.

 


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo