Notícia

Medidas a serem tomadas na gravidez

29 setembro 2011

29 setembro 2011

Se você é gestante e precisa tomar medicamentos, veja as nossas dicas.

Existem diversos problemas que podem afetar as gestantes e que precisam ser tratados. Entre eles estão diabetes, depressão (e outras condições psiquiátricas), hipertensão, infecções em geral, epilepsia e doenças reumáticas. Dessa forma, estabelecer a relação de risco e do benefício de um medicamento é tarefa complexa, de competência exclusiva do médico obstetra.

O mal-estar que ocorre em muitas grávidas neste período, como náuseas, vômitos, dores de cabeça, constipação e dores nas costas muitas vezes não podem ser aliviados por medicamentos, em sua maioria contraindicados nestas situações. Por isso, o ideal é consultar previamente um médico ou especialista antes de tomar qualquer medicamento, mesmo os que são vendidos sem receita e plantas medicinais.

Caso o médico indique um tratamento, jamais deixar de tomar o medicamento. Muitas doenças são muito mais perigosas à mãe e ao bebê do que os medicamentos propriamente ditos. Além do não-tratamento de doenças e da baixa adesão ao tratamento, o medo pode provocar o uso de doses insuficientes e resultados falhos – estes, sim, poderão comprometer a sua saúde e a de seu bebê.

Cosméticos: um capítulo a parte

Gestantes devem ter muita cautela ao usar cosméticos. Apesar de a vaidade continuar intacta, saiba que nos três primeiros meses, qualquer tipo de tintura, clareamento ou reflexo está proibido. Após esse período, siga a recomendação do seu obstetra. Se você usava henna antes de engravidar, evite ao máximo, pois nem todos os produtos disponíveis no mercado são de boa qualidade.

Não faça alisamentos, escovas do tipo progressiva ou relaxamentos, principalmente os que contêm formol. Jamais use qualquer tipo de creme clareador, rejuvenescedor ou firmador. Botox e colágeno nem pensar, assim como os ácidos glicólico, salicílico e retinóico – que compõem muitos cremes.

O uso de hidratantes é recomendado para evitar estrias, mas você deve consultar um dermatologista e obter uma fórmula especial para gestantes.


Imprimir Enviar a um amigo