O excesso de peso nas mochilas escolares pode ser o grande vilão da volta às aulas. Por isso, a PROTESTE, em parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), preparou um conteúdo especial que mostra como prevenir o sobrepeso nas costas de seu filho.
Confira ainda nosso vídeo e um folder que mostram, entre outras dicas, como adquirir a melhor mochila para a criançada e a melhor forma de arrumá-la.
Como evitar o sobrepeso
O peso de uma mochila contendo o material escolar não deverá exceder 10% do peso da criança que a carrega. Ou seja, uma criança que pesa 40 kg deverá carregar, no máximo, 4 kg, para evitar problemas futuros, como desvios na coluna vertebral.
Em um estudo sobre o excesso de peso em mochilas escolares realizado em 2003 pela Pro Teste, o sobrepeso estava, na maioria das vezes, relacionado à presença de materiais como apostilas, dicionários e brinquedos desnecessários. Fique atento para checar se a criança não está carregando itens sem necessidade para todos os dias, como:
A PROTESTE reivindica
Os órgãos públicos poderiam ser mais rigorosos em relação ao peso das mochilas carregadas pelas crianças. Nossas sugestões são que: