Notícia

O melhor para a sua boca

20 maio 2010

20 maio 2010

Veja nossas recomendações para comprar antissépticos bucais, pastas de dentes e planos odontológicos.

Para ajudar a manter sua boca limpa e saudável, a PROTESTE periodicamente avalia quais são os melhores produtos e serviços voltados para a higiene bucal.

Antissépticos não são para todos

Os antisssépticos bucais sem álcool disponíveis no mercado são, de acordo com nossas análises, bons. Cumprem direitinho sua função de evitar a placa bacteriana, a gengivite e o mau hálito. Só que, para a boa higiene da boca, não é preciso usá-los após cada refeição.

Segundo os dentistas, eles são indicados apenas para casos específicos e precisam ser vistos como complementos eventuais ao uso da escova, da pasta e do fio dental.

O uso exagerado pode provocar irritações na boca (no caso dos produtos com álcool), manchas nos dentes e perda temporária da gustação (se tiverem gluconato de clorexidina). Confira a íntegra de nossa análise.

Pasta de dentes: a melhor é a mais barata

Depois de avaliarmos sete marcas de pasta de dentes com efeito branqueador, vimos que a mais barata é a que mais clareia. Por outro lado, o produto mais caro não clareou os dentes, apesar de custar seis vezes mais.

Mas fique atento. Não use as pastas branqueadoras todos os dias, pois as  substâncias responsáveis pelo clareamento também deixam os dentes mais fracos (a única pasta que não irrita a boca nem é mais abrasiva que as tradicionais não tem nenhum efeito clareador). Veja a íntegra de nossa análise.

Planos dentais: vale a pena se você usar muito

Os planos odontológicos podem ser contratados à parte, como uma cobertura adicional do plano de saúde ou até por uma empresa que oferece exclusivamente o serviço.

Mas, antes de optar por um plano específico, avalie os gastos que você tem ou teria. Se você precisa de um tratamento mais completo ou está sujeito a maiores riscos,
como no caso de fumantes, e acaba utilizando mais o serviço, pode ser interessante contratar um plano. Veja os resultados de nosso teste.


Imprimir Enviar a um amigo