Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Onde obter o aconselhamento genético
Procedimento avalia o risco de uma determinada condição genética e orienta o paciente quanto a medidas para prevenção ou detecção precoce.
25 novembro 2011 |
Quando a história familiar é sugestiva de alguma condição específica ligada aos genes, os testes genéticos são indicados para a confirmação do diagnóstico e melhor estimativa dos riscos de recorrência na família.

O aconselhamento genético ajuda a definir ou confirmar qual o teste mais indicado através da análise minuciosa da história clínica e familiar, da avaliação de exames complementares e do levantamento de informações atualizadas da literatura especializada. Ao final da avaliação, é emitido um relatório interpretativo pelo médico, contendo uma avaliação de risco, sugestão de possíveis testes genéticos e medidas preventivas e/ou terapêuticas disponíveis.

O aconselhamento genético é importante, ainda, na fase pré-natal e é indicado em casos como:

• Idade materna acima de 35 anos na gestação;

• Consangüinidade entre o casal;

• História pessoal ou familiar de uma doença hereditária e/ou genética desconhecida ou suspeita, anomalia de nascimento ou anormalidade de cromossomos;

• Gestante portadora de alguma uma doença médica conhecida ou suspeita que poderia alterar o desenvolvimento fetal.

O Programa de Aconselhamento Genético do Instituto Nacional do Câncer (INCa) oferece testes genéticos a indivíduos e famílias portadores de síndromes de predisposição hereditária ao câncer. Em laboratórios particulares, o custo dos exames pode chegar a R$ 10 mil. A possível cobertura pelo plano de saúde precisa ser verificada diretamente com seu convênio.

Leia também

alimentação
festa junina
dúvidas
Zoom de cartão de crédito

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.