Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Os incríveis 2: se você tem epilepsia, leia isso e avalie sua ida ao cinema
Há uma cena do filme que pode desencadear convulsões em pessoas suscetíveis. Entenda o motivo 
27 junho 2018 |
os-incriveis-2

Faltam apenas dois dias para que os brasileiros possam conferir as novas aventuras da família Pêra. 

14 anos depois, a animação que conquistou crianças e adultos ao redor do mundo promete muitas sequências de ação e espetáculos visuais que vão deixar tanto os pequenos como os já grandinhos ligados na tela.

No entanto, preste atenção a este alerta: tais cenas, por conta da agilidade dos cortes e da intensidade das luzes, podem representar um risco à saúde para algumas pessoas.

As imagens “perigosas” ocorrem mais ou menos após uma hora de filme e duram cerca de 90 segundos. A cena envolve o vilão Hipnotizador, que costuma usar seu efeito para hipnotizar pessoas durante o longa. 

Suas habilidades, porém, parecem ser prejudiciais para pessoas com epilepsia.  Por conta disso, nos Estados Unidos, a Disney adicionou o seguinte aviso no começo do filme: "Os Incríveis 2 contém uma sequência de luzes piscantes que pode afetar espectadores que são suscetíveis a epilepsia fotossensível ou outras fotossensibilidades"
De fato, certas frequências de luz podem desencadear convulsões em epilépticos fotossensíveis (cerca de 3% das pessoas com epilepsia). 

Este efeito é mais comum em crianças e adolescentes, especialmente aqueles com epilepsia generalizada e um tipo conhecido como epilepsia mioclônica juvenil.   

A luz desencadeia convulsões que geralmente duram cerca de 30 segundos, mas algumas pessoas podem levar até uma semana para se sentir melhor.

Ainda não se sabe se o aviso será colocado nos cinemas brasileiros.

De qualquer forma, quem tem antecedente de epilepsia deve evitar estímulos de luzes repetitivas, e, portanto, deve avaliar a ida ao cinema para ver Os Incríveis 2.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

alimentos-funcionais
arsenio-no-arroz
preco-galaxy-s7
Mais-barato-PROTESTE2

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.