Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Server Error

Quais são os principais sintomas do bullying?

vítima de bullying vai lentamente mudando seu comportamento, tanto na escola como no convívio pessoal. Na escola, seu rendimento cai e ela se afasta dos colegas.

Ocorrem alterações de humor, abatimento físico e queixas permanentes de dor de cabeça e de estômago, além de fadiga. A criança fica mais impaciente, introspectiva, irritável, intolerante e um pouco inerte.

Como pais e professores podem ajudar?

Os pais devem encarar os fatos com seriedade e intervencionismo, nunca dizendo “isso é coisa de criança ou de jovem”. O descaso pode gerar fortes sentimentos de abandono, comprometendo o desenvolvimento dessas pessoas.

Eles devem observar se é um fato isolado ou frequente e, se repetido, precisam conversar com a criança para aumentar sua autoestima. Em última instância, deve-se buscar a ajuda de um profissional.

O problema é levado a sério no Brasil?

Cada país trata o bullying de acordo com sua cultura. Aqui, existem condutas diferenciadas entre escolas particulares e públicas. Mas há um traço comum entre os pais, que sempre dão razão aos filhos, o que faz com que a escola seja incapaz de impor limites.

Outra razão é que esse comportamento é admitido como natural e aceito como se fosse próprio da juventude. Ou seja, não é valorizado por educadores ou pais, exceto pelos pais da vítima.

 

Leia também

remédios
waze

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.