Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Piolhos: como tratar
Coceira na nuca e atrás das orelhas é o principal sintoma. Veja como matar o inseto e se há remédios eficazes.
03 setembro 2012 |

Tratamento

Segundo a Fiocruz, as substâncias contidas nos xampus específcos para piolhos não são sufcientes para acabar com o inseto.

Assim, o melhor tratamento é passar o pente fino nos cabelos, no mínimo uma vez ao dia. Para cabelos crespos é indicado, antes, o uso de um creme condicionador para o pente passar facilmente. Utilize um pano branco sobre os ombros, para evitar que os piolhos caiam na roupa.

Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem devem ser colocados em um  recipiente  com  vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

Siga as etapas para a retirada das lêndeas:

  • Molhe um pedaço de algodão em vinagre diluído em água na mesma proporção.
  • Selecione pequenas mechas de cabelo que estejam com lêndeas.
  • Envolva os fios com o algodão molhado, pressionando entre os dedos (troque sempre que necessário o algodão).
  • Puxe lentamente no sentido da raiz do cabelo para a ponta e,com a outra mão, segure a base do cabelo para não machucar.

Sintomas

A infestação dos cabelos por piolhos, conhecida por pediculose capilar, é comum em crianças entre 5 e 13 anos de idade. A infestação não traz risco signifcativo às pessoas. Mas causa desconforto, ansiedade, vergonha e falta de concentração.

O primeiro sintoma é uma  intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na  região da nuca e atrás das orelhas. A constante coceira pode causar infecções secundárias, com feridas que são portas de entrada para as bactérias.

Se a doença não for tratada, as consequências mais graves são:

  • Anemia, pois o piolho se alimenta do sangueInfecção da pele.
  • Aparecimento de inchaço em forma de “caroços”.
  • Estresse.

Leia também

rotulo-alimento-transgenico
remédios
falencia-fabricante
azeite

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.