Tratamento
Segundo a Fiocruz, as substâncias contidas nos xampus específcos para piolhos não são sufcientes para acabar com o inseto.
Assim, o melhor tratamento é passar o pente fino nos cabelos, no mínimo uma vez ao dia. Para cabelos crespos é indicado, antes, o uso de um creme condicionador para o pente passar facilmente. Utilize um pano branco sobre os ombros, para evitar que os piolhos caiam na roupa.
Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem devem ser colocados em um recipiente com vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.
Siga as etapas para a retirada das lêndeas:
Sintomas
A infestação dos cabelos por piolhos, conhecida por pediculose capilar, é comum em crianças entre 5 e 13 anos de idade. A infestação não traz risco signifcativo às pessoas. Mas causa desconforto, ansiedade, vergonha e falta de concentração.
O primeiro sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na região da nuca e atrás das orelhas. A constante coceira pode causar infecções secundárias, com feridas que são portas de entrada para as bactérias.
Se a doença não for tratada, as consequências mais graves são: