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As aulas coletivas de ciclismo indoor, ou Spinning, oferecidas em diversas academias, exigem bastante esforço do aluno, principalmente no que diz respeito a músculos das coxas, glúteos, panturrilhas, abdômen. Antes de dar início a essa atividade, tenha em mente que o ajuste da bicicleta de acordo com o seu biótipo, assim como o seu conforto, são tão importantes quanto usar roupas leves e um tênis apropriado para corrida.

Por isso, fique atento a essas dicas:

  • Antes de subir na bicicleta, fique ao lado do banco e ajuste-o na altura do osso do quadril. Ao se sentar, o joelho deve ficar um pouco flexionado quando o pedal estiver para baixo.
  • A distância do banco para o guidão deve respeitar a medida do seu antebraço (do cotovelo até a mão fechada).
  • O guidão deve estar posicionado um pouco acima do banco.
  • A bicicleta de ciclismo indoor possui um firma-pé que prende o tênis. Porém, dar preferência à sapatilha utilizada por ciclistas profissionais pode melhorar o seu desempenho. Esse calçado tem solado duro, que garante a transferência da força da perna direto para o pedal sem desperdício de energia.
  • Em vários momentos da aula o aluno fica sentado e os glúteos costumam doer, principalmente, nos primeiros dias de atividade. Isso porque, o banco da bicicleta é bem estreito. Para evitar esse desconforto, use uma bermuda acolchoada ou uma capa de gel que se encaixa no banco da bicicleta.
  • Uma toalha pode ser útil para enxugar a cabeça, o pescoço, os braços e, especialmente, as mãos, para evitar que elas escorreguem pelo guidão durante a aula.

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