Uma vez no organismo, os probióticos ajudam a regular o intestino e a diminuir o risco de doenças infecciosas. Além disso, eles dificultam o surgimento de bactérias nocivas e criam um ambiente favorável à proliferação de bactérias "do bem". Esses micro-organismos podem ser encontrado em alguns leites fermentados. No entanto, como são multiprocessados, esses produtos devem ser consumidos moderadamente. Por isso, vale a pena descobrir outras formas de incluir os probióticos na alimentação, e as receitas abaixo são algumas opções.
Iogurte caseiro
Ingredientes:
- 1 litro de leite pasteurizado (aqueles de saquinho ou garrafinha);
- 1/2 xícara de iogurte natural já pronto (pode ser o que se compra em supermercado ou o próprio iogurte que você já preparou outras vezes) ou 1 envelope de bactérias láticas em pó (encontrada em lojas de produtos naturais).
Modo de Preparo:
- Aqueça o leite em uma panela no fogo baixo até atingir a temperatura de 84°C (medir com um termômetro de cozinha). Deixe esfriar até atingir a temperatura de 46°C.
- Pré-aqueça o forno durante 5 minutos.
- Com o fogo desligado, acrescente 1/2 xícara de iogurte, mexendo bem. Se estiver utilizando o pó, misture-o em um pequeno recipiente com um pouco do leite aquecido até formar uma pasta quase líquida. Em seguida, retorne esta pasta à panela de leite e mexa bem (você pode também jogar o pó diretamente no leite e bater o conteúdo da panela com um mixer).
- Com o forno aquecido e desligado, tampe a panela e coloque-a no forno. Cubra-a e forre bem com toalhas grossas.
- Aguarde por 6 a 12 horas ou por uma noite. Retire e leve à geladeira. Consuma em até 15 dias.
Creme de queijo caseiro e soro de iogurte

Ingrediente
- 1 litro de iogurte natural integral
Modo de Preparo:
- Forre uma peneira grande com um pano de algodão bem fino e limpo. Coloque-a sobre um recipiente de vidro.
- Despeje o iogurte na peneira.
- Tampe e deixe repousando por várias horas ou por uma noite, à temperatura ambiente. O soro escorrerá para o recipiente, ao passo que a parte sólida permanecerá na peneira.
- Quando a peneira parar de pingar, o creme de queijo estará pronto.
- Mantenha em geladeira em recipiente fechado e consuma em até três semanas. Pode ser temperado com azeite e ervas desidratadas.
- Armazene o soro em um frasco com tampa bem vedado. Dessa forma, ele pode ser conservado por até seis meses.
Fonte: http://pat.feldman.com.br; imagens meramente ilustrativas.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!