Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Caso “Dr. Bumbum” e a lição: procedimentos só com médicos qualificados
Veja como se certificar que os materiais utilizados, o local do procedimento e os profissionais envolvidos sejam de confiança.
24 julho 2018 |
cirurgia-plastica-estetica

Na última semana, mais um caso de procedimento estético realizado em condições inadequadas veio à tona.

Provocando uma morte, o médico Denis Cesar Barros Furtado, conhecido como Doutor Bumbum, não possuía registro para atuar no Rio de Janeiro, local em que fazia os procedimentos estéticos, nem especialização na área.

Para piorar, operava suas pacientes/vítimas em um ambiente residencial, sem o mínimo de infraestrutura e segurança necessárias para garantir uma correta recuperação e, até mesmo, contornar eventuais complicações.

Este, infelizmente, não é o primeiro caso do tipo. Por isso, para não colocar sua vida em risco, é preciso pesquisar com muita atenção.

Pesquise sobre a especialização do profissional no lugar certo

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) tem um serviço online e gratuito para pesquisa de cirurgiões plásticos certificados no Brasil.

Todo profissional certificado será encontrado nesta plataforma.  Ainda que a filiação à entidade não seja obrigatória para o profissional, é mais uma forma do paciente se resguardar.

Além disso, a SBCP também disponibiliza uma consulta em seu Facebook, e-mail e via telefone, para saber se o médico é ou não credenciado pela Sociedade para realizar uma cirurgia plástica.

Investigue o CRM do médico

Cheque sempre se o médico responsável possui cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina da região onde será realizado o procedimento.

Infraestrutura do local

Verifique se o local onde a intervenção cirúrgica irá ocorrer conta com centro cirúrgico e suporte para o caso de situações adversas.

Consulte sempre um médico antes

Caso você tenha vontade de mudar algo no seu corpo, não aja por impulso. Converse com um profissional especializado antes para que, juntos, definam o melhor caminho.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).

Leia também

cuidados-com-colchao
sabonetes-faciais
plano-de-saude-cuidados

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.