Para cada tipo de pisada, há um tênis ideal esperando para ser calçado. Mas como saber qual a sua pisada? Existe um aparelho só para isso, disponível em algumas lojas de calçados, laboratórios e clínicas ortopédicas. Entretanto, você pode ter uma ideia se o seu tipo de pisada é supinada, neutra ou pronada, para tanto, basta dar uma olhada no desgaste de algum sapato seu. Esse desgaste, entretanto, nem sempre corresponde corretamente ao tipo de pisada. O ideal é avalia-la de maneia dinâmica, ou seja, observando o comportamento do pé durante o caminhar.
A informação sobre o seu tipo de pisada vai permitir uma compra mais fácil e segura do tênis, já que é possível encontrar no mercado opções específicas para a correção, se necessário, e conforto deste ou daquele tipo de pisada. A escolha de um tênis errado pode não proteger a área do pé que mais sofre impacto durante uma caminhada. Um tênis pronado, por exemplo, tem mais amortecimento na parte interna, o supinado na parte externa e o neutro não precisa de um sistema de amortecimento tão complexo. Vale lembrar, que sozinho o tênis correto não vai evitar lesões, há outros fatores externos que podem ajudar, como treinamento correto e trabalho de fortalecimento das pernas. Mas a compra correta, já é um primeiro e muito importante passo para isso.
Supinada ou pé cavo – A pessoa pisa mais para o lado de fora e, assim, a parte externa da sola do sapato gasta-se primeiro. O primeiro contato com o chão é feito pelo lado externo do calcanhar, o pé se apoia na parte de fora durante a caminhada, e termina ganhando impulso no dedinho.
Neutra ou pé normal – Como o nome já diz, é uma pisada equilibrada. Aqui, o pé encosta o chão com a parte externa do calcanhar. Há um leve declínio para dentro e então, o pé se mantém reto.
Pronada ou pé chato – A pisada é mais para dentro, fazendo com que a parte de dentro da sola do calçado desgaste-se mais rápido. Começa-se a pisar o solo com parte externa do calcanhar, há um deslocamento excessivo para dentro e o apoio, assim como o impulso, é feito no dedão.