Mais Barato PROTESTE: Utilize nosso plugin e garanta os menores preços, nas melhores lojas!

Quando respirar fica quase impossível
Veja como tratar e prevenir a rinite, doença que causa inúmeros desconfortos e problemas para a saúde.
 
05 setembro 2012 |
A rinite alérgica é um problema que atinge muitas pessoas e seus principais sintomas é a dificuldade na respiração, excesso de espirros, coriza, irritação nos olhos e uma sensação incômoda de obstrução nasal. Esta doença é uma resposta ao alérgeno (substância que provoca a alergia), intensificando os mecanismos de expulsão e dificultando a entrada de outros elementos causadores do problema.

Dicas para tratar ou prevenir a rinite:

· Adotar procedimentos para a limpeza dos ambientes em que o alérgico vive.

· Identificar quando surgiram os sintomas, para saber se você é alérgico a alguma substância.

· Procurar um médico para obter um diagnóstico preciso relacionado aos tipos de sintomas e histórico familiar.

Exames indicados para diagnosticar a rinite:

· Análise sanguínea

· Testes cutâneos

· Endoscopia nasal

· Teste de provocação nasal

O médico irá pesquisar as causas da alergia e recomendar os medicamentos mais adequados para controlar a doença (veja alguns exemplos no quadro abaixo):

O tratamento pode combinar medicamentos e vacinas antialérgicas e a adoção de medidas preventivas. As vacinas antialérgicas buscam habituar o sistema imunológico, de forma progressiva e controlada a substâncias alérgenas como pólen, pó, fungos e ácaros, mas fique atento a imunoterapia não é indicada para crianças com menos de 5 anos.

O uso indevido dos descongestionantes nasais também pode provocar a rinite medicamentosa. Isso ocorre porque a fórmula desses produtos pode conter nafazolina, fenoxazolina ou oximetazolina, que desobstruem as narinas. Horas depois, ocorre a sensação contrária, sendo necessário usar novamente o produto.

Os descongestionantes são indicados por até três dias, para evitar a dependência química. Se precisar por mais tempo, experimente soro fisiológico ou produtos que aumentem a entrada de ar através da dilatação das narinas. Se não apresentar melhora, busque orientação médica.

Leia também

lexotan
remédios
azeite
comida

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.