Notícia

Saiba como tirar a fralda do bebê

26 maio 2015

26 maio 2015

Confira as dicas da PROTESTE do passo a passo de como tirar a fralda do bebê e realize este processo sem estresse.

Até dez anos atrás, os pediatras recomendavam que a fralda fosse abandonada até os 2 anos. Hoje eles consideram que a fralda pode ser tirada entre 2 e 4 anos. Quem determina o momento certo é a própria criança.

Quando ela está pronta para dispensar o seu uso, costuma reclamar que a fralda está suja ou avisar que vai fazer cocô. Ao identificar que seu filho está pronto, alguns conselhos médicos podem ajudar nessa tarefa:

Na 1ª semana – Leve o pequeno ao banheiro a cada duas horas para fazer xixi. No caso de cocô, respeite os horários de costume. Espere sempre ao lado dele, sem apressá-lo, até que finalize a tarefa. Limpe-o e vista a cueca ou calcinha. Para incentivar, cante parabéns e festeje as primeiras vezes que ele conseguir fazer o xixi e o cocô no peniquinho.

Na 2ª semana – Continue levando a criança para fazer xixi e cocô em intervalos regulares, mas deixe-a um pouco sozinha no banheiro. Peça a ela que chame quando tiver terminado. É normal que hajam recaídas, jamais dê bronca. Em vez disso, diga coisas como: “Você fez xixi na calça, mas não tem problema. Da próxima vez conseguirá chegar a tempo ao banheiro”. Você pode comprar cuecas e calcinhas coloridas e com personagens para incentivar ainda mais a criança a abandonar as fraldas de vez.

Na 3ª semana – Deixe a decisão de ir ao banheiro por conta da criança, mas pergunte se não está com vontade pelo menos umas quatro vezes ao dia. Quem deve limpar a criança são os pais, mas mostre para ela como se faz. E nunca se esqueça de apertar a descarga e lavar as mãos (as suas e as da criança) depois de usar o banheiro.
Na 4ª semana – Agora não pergunte nem ofereça. Deixe que a criança vá ao banheiro por conta própria. A criança pode continuar usando a fralda para dormir. A hora certa de tirar a fralda noturna é quando ela começa a amanhecer seca.

Dicas rápidas:

  • Lembre-se, primeiro deve acontecer o desfralde diurno, em um período tranquilo da vida da criança – evite épocas de grandes mudanças.
  • O tempo de desfralde varia: leva poucos dias para uma criança ou mais de um mês para outra.
  • Quando perceber que o processo está estabilizado e seu filho já controla bem o xixi e o cocô durante o dia, parta para o desfralde noturno.
  • Mas não se assuste se o desfralde noturno demorar mais – os médicos dizem que é normal e a fralda da noite pode ser necessária para algumas crianças até os 4 ou 5 anos.
  • Comece diminuindo a ingestão de líquido do seu filho durante a noite.
  • E importante: diariamente, antes de colocá-lo na cama, diga para fazer xixi.
  • Nas primeiras madrugadas, o ideal é levá-lo a cada duas horas ao banheiro e tente descobrir em que horário, aproximadamente, ele costuma urinar. Então, procure acordar toda noite nesse horário para colocá-lo no vaso e, mais para frente, ensiná-lo a ir sozinho quando precisar.



Imprimir Enviar a um amigo