Mais Barato PROTESTE: Utilize nosso plugin e garanta os menores preços, nas melhores lojas!

Seis dicas para evitar transtornos em caso de enchentes
Saiba quais são os cuidados necessários e quais medidas você deve colocar em prática para se prevenir de problemas causados pelas enchentes.
21 junho 2017 |
enchentes1
Apesar de serem mais frequentes no verão, as fortes chuvas podem causar grandes estragos em qualquer época do ano.  Dependendo das condições locais, um pequeno riacho pode-se tornar uma área perigosa devido ao rápido alagamento causado pelo grande volume de água em um curto espaço de tempo.

É fato que nao se pode controlar as forças naturais, porém é possível tomar alguns cuidados que ajudam a evitar problemas causados pelas enchentes. Veja as dicas que reunimos a seguir e saiba como colocá-las em prática para se prevenir:

1 - Redobre a atenção no trânsito
Evite estacionar o veículo nas proximidades de locais de drenagem de água, seja no campo ou na cidade. Nunca tente dirigir um veículo na água se o nível estiver acima do joelho (45 a 60cm) já que a maioria dos veículos possui o motor próximo a essas alturas. 

2 - Tenha um bom seguro 
Apesar da primeira recomendação ser sempre a de evitar áreas propícias ao alagamento, imprevistos podem ocorrer e neste caso, é sempre bom ter um seguro com cobertura satisfatória para o seu carro. Não sabe qual opção escolher? Acesse gratuitamente o nosso comparador e descubra qual seguradora oferece as melhores coberturas e preços do mercado e economize na contratação. 

COMPARAR SEGURO AUTO

3 - Evite enfrentar correntezas
Não subestime o poder da água em movimento. A força com que um veículo pode ser empurrado pela correnteza é surpreendente. Além disso, você pode ser atingido por detritos deslocados pelo alagamento. 
carro-enchente
4 - Tenha cuidado com alagamentos
Durante as enchentes, a água pode subir de nível em alguns minutos. Ao menor sinal de um alagamento, durante um temporal, evite parar o veículo próximo às baixadas do terreno. Lembre-se de que um alagamento pode ser provocado por chuvas que ocorram longe do local onde você se encontra, nas partes mais altas da região e o deslocamento de água vai atingir as baixadas depois de certo tempo. Nesse caso, as condições meteorológicas podem estar boas ao seu redor mas o perigo é ainda maior devido a força de deslocamento da "parede de água".

5 - Considere as condições meteorológicas 
No verão, os alagamentos são mais comuns durante a tarde ou início de noite, uma vez que a formação de temporais depende do forte aquecimento local. Mas eventualmente podem ocorrer em outros horários, como no caso de penetração de frentes frias.

6 - Opte por locais mais seguros
Caso você esteja em uma área de baixada sujeita à alagamento, ao primeiro sinal de aumento do nível de água procure um lugar mais elevado para se proteger. É grande a possibilidade de você ser atingido pela "parede de água" formada pela correnteza inicial ou por detritos que se desprendem da superfície. 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!

Leia também

distrato
azeite-proibido
img-plano-saude1
conta

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.