Notícia

Sobreviva à TPM

04 março 2013

04 março 2013

Essa síndrome não tem cura, por isso, o melhor tratamento é alterar seu estilo de vida para que os sintomas sejam amenizados.

Calma, você não está sozinha, apesar da sensação ser essa. Cerca de 85% das mulheres em idade fértil sofrem com pelo menos um dos mais de 200 sintomas da TPM. E os mais comuns, você já deve conhecer, são irritabilidade, tensão e alteração de humor.

As causas da TPM são as mais variadas, podem ser hereditárias e até desencadeadas por fatores de estresse. Obesidade e sedentarismo também favorecem o surgimento dessa síndrome. É por isso que para vencer seus sintomas é preciso alterar um pouco o seu estilo de vida.

Beber muita água ajuda no cansaço

Não há cura para a TPM, mas existem tratamentos que podem ajudar a administrar os sintomas para que eles não interfiram no dia-a-dia. Veja algumas dicas abaixo, mas lembre-se de sempre descrever seus sintomas ao seu médico, dessa forma ele poderá lhe orientar melhor a superar essa fase.

  • Pequenas refeições. Faça refeições menores e com mais frequência. Isso ajuda a reduzir o inchaço.
  • Beba muita água. Assim, evita a desidratação, que pode causar dores de cabeça e piorara a sensaçãode cansaço.
  • Retire o café. Evite cafeína e bebidas alcoólicas. Elas podem afetar seu humor e seus níveis de energia.
  • Evite compromissos importantes nesses dias. Caso não seja possível, fale o mínimo necessário.
  • Faça exercícios físicos. Eles melhoram a tensão e a irritabilidade, além de darem sensação de alívio e bem-estar. Sexo também ajuda a reduzir a tensão.
  • Policie sua fala, evitando criticar alguém. Nesses dias, uma crítica, ainda que simples, terá uma conotação mais agressiva.

Imprimir Enviar a um amigo