Notícia

Tênis bom e barato

02 agosto 2012

02 agosto 2012

Testamos seis modelos de corrida e os resultados são animadores.

Levamos para o laboratório seis dos principais modelos de tênis para corrida disponíveis no mercado, para avaliar critérios ligados ao conforto, à qualidade e à durabilidade. Os resultados mostraram que existem boas opções, mas, falta informação ao consumidor. A maioria dos produtos não informa para qual atividade física se destina nem para qual tipo de pisada. A ausência desse tipo de informação pode fazer com que você compre o tênis errado, que futuramente vai trazer mais perdas do que ganho para sua saúde.

Reebok esquenta demais

Um dos testes realizado mediu a temperatura interna dos tênis depois de uma caminhada de 30 minutos na esteira. O ideal é que a variação de temperatura não ultrapassasse 5,5°C, limite para evitar o desconforto e a diminuição da coordenação motora gerados por um pé molhado de suor. O modelo da Reebok variou em 5°C e os que apresentaram menor variação foi o Asics (3°C) e o Mizuno (3,8°C)

O tênis da Reebok surpreendeu pelo resultado desastroso na análise de flexão, quando observamos rupturas em suas solas, o que prova não ser resistente a flexões contínuas.

Também verificamos se os tênis causariam bolhas e lesões depois de 30 minutos de caminhada na esteira em ritmo de marcha. E os resultados foram aceitáveis: surgiram apenas pequenas vermelhidões, sem machucar os pés. Todos os modelos demonstraram ter um bom sistema de amortecimento para reduzir impactos na região do calcanhar.

Ao final, o título de melhor do teste ficou com o Asics Gel-Nimbus 13, que faz jus ao alto preço, além de ser leve e resistente e amortecer bem os impactos. E a escolha certa, segundo melhor em nosso teste, é o Puma Exsis 2, que é confortável, de ótima qualidade e com preço mais em conta. Ele obteve bons resultados em todos os quesitos avaliados.

Na tabela, em terceiro veio o Mizuno Creation 13, Adidas AdiStar Ride 3 M, Nike Zoom Vomero 6 e por último o Reebok Focus Dmx Power, cuja nota foi tão baixa (36), que não recomendamos sua compra.


Imprimir Enviar a um amigo