Além de conhecer seu tipo de pisada e saber para qual atividade o tênis foi projetado, algumas precauções são importantes para ajudar a prevenir lesões e comprar e melhor preservar o seu calçado esportivo.
Elas incluem comprar o modelo no fim do dia, quando os pés estão mais inchados e, assim, calçarão mais confortavelmente, e não usar o tênis para corrida para a prática de outros esportes, como futebol ou tênis.
Confira todas nossas dicas, abaixo.
- Sempre prove os dois pés, porque pode haver diferenças entre eles, e caminhe pela loja. O pé aumenta de 4 mm a 8 mm de comprimento durante a caminhada e a corrida. Portanto, escolha um que tenha esse espaço de sobra.
- Não compre só pela aparência. Veja se o modelo é adequado ao tipo de atividade física e ao seu biótipo (peso e pisada).
- Escolha um tênis com sola macia, que tenha, no mínimo, 2 cm de altura. Entretanto, evite solas excessivamente macias, já que um material muito mole traz problemas de estabilidade.
- Procure comprar o calçado ao final do dia. Assim, você adquire um par que calça perfeitamente, sem que fique apertado. Isso porque à tarde e à noite os pés estão mais inchados.
- Tenha pelo menos dois pares de tênis para alternar, pois alguns têm microbolhas de amortecimento que precisam de 24 a 48 horas para voltarem à forma normal.