Notícia

Tire suas dúvidas sobre Reiki

16 maio 2011

16 maio 2011

Terapia já é utilizada em tratamentos médicos, inclusive em animais e plantas.

1) O Reiki é uma religião?

Não. No Brasil, o Reiki integra as técnicas de medicina oriental e figura entre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Pública. Trata-se de um método terapêutico independente de qualquer sistema religioso ou filosófico, embora utilize alguns ensinamentos budistas, como:

  • Não se zangue
  • Não se preocupe
  • Expresse sua gratidão
  • Seja aplicado e honesto em seu trabalho
  • Seja gentil com os outros

2) O Reiki é uma especialidade médica?

Não, o Reiki trabalha com a energia vital universal, invisível e não tem relação com a medicina alopática. A recomendação da OMS para que os governos facilitem o acesso do povo a essa técnica é exatamente por se tratar de uma técnica popular, holística, não-médica, mas de interesse da saúde pública. O nome oficial dessa categoria, dada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, é Atividade de Prática Integrativa e Complementar em Saúde Humana, código 8690-9/1 (serviços de Reiki). O método deve ser aplicado por profissionais habilitados em cursos técnicos.

3) Um mestre em Reiki pode fazer prescrições?

Não. O Reiki não tem vínculo algum com remédios farmacêuticos. Embora a técnica atinja os órgãos físicos, ela age primeiramente nos corpos sutis, energéticos. Se o terapeuta percebe que o cliente precisa de outra ajuda para a sua saúde física, mental e emocional, deve encaminhá-lo a outro profissional especializado. Os mestres em Reiki, muitas vezes, estudam a terapia de florais, mas não é uma exigência; é uma recomendação, porque o floral é registrado no Brasil como complemento alimentar e atua nos corpos sutis.

4) O Reiki pode ser aplicado em hospitais?

Sim, vários hospitais já trabalham com o Reiki, mas para isso o terapeuta precisa ser legalizado junto a uma associação da sua classe de terapeuta reiki. A família ou o doente tem o direito de solicitar esse serviço. Hospitais de diversos países utilizam o método para tratar seus pacientes. No Brasil, o Reiki é aplicado e autorizado em hospitais da rede pública de Brasília (DF) e de Fortaleza (CE).

5) Aplica-se Reiki em animais e plantas?

Sim, você coloca o animal de estimação no colo, conecta-se com a energia vital universal do Reiki e vai mudando de mão de acordo com a reação do animal. Se for um animal grande, como um cavalo, você fica em pé e aplica na cabeça do animal. Nas plantas, você coloca as mãos sobre elas por dois ou três minutos. O Reiki atua em animais pelos mesmos princípios que age nos seres humanos, deixando-os mais relaxados e dóceis e sendo eficientes nas seguintes situações: recuperação pós-cirúrgica, tratamento de doenças dermatológicas, alívio de dores, tratamento de problemas emocionais como agressividade, nervosismo e estresse.


Imprimir Enviar a um amigo