Melhora no condicionamento físico é principal motivação
O desejo de melhorar o condicionamento físico (86%) e a vontade de ter maior bem-estar (74%) são os principais fatores que motivam essas pessoas a sair da cama mais cedo para levantar pesos ou correr na esteira. Por outro lado, a falta de tempo (36%), falta de motivação (34%) e a falta de atenção personalizada (23%) foram os principais motivos que os levaram a abandonar a academia.
Com relação à frequência vimos que 55%, entre homens e mulheres, vão à academia quatro a cinco vezes por semana e priorizam a musculação sobre os exercícios aeróbicos (55% contra 32%). Em termos de aprovação geral com o local, 53% responderam estar altamente satisfeitos, ao passo que 35%, medianamente. E 56% acreditam se tratar de um serviço de bom custo-benefício.
Programas de treino não consideram particularidades
Constatamos problemas, especialmente os relacionados à falta de orientações e a programas de treino que, embora personalizados (82%), falham ao não levar em conta as particularidades de cada aluno. Por exemplo, 33% dos matriculados não foram perguntados sobre hábitos como tabagismo ou nível de consumo alcoólico, enquanto 31% não foram indagados sobre lesões que poderiam atrapalhar a atividade.
Esses fatores tornam-se ainda mais essenciais visto que 41% dos entrevistados relataram sofrer de alguma doença crônica, como obesidade (12%), colesterol alto e problemas ósseos (ambas com 10%). Esse desinteresse por questões pessoais influi no programa de treino que, embora individual, para 26% dos participantes ignora questões privadas, baseando-se na condição física ou nos objetivos pessoais.
Outra constatação preocupante: 84% afirmaram que a academia não oferece seguros para cobrir lesões ocorridas em seu âmbito. E isso seria útil para os 12% que sofreram luxações e para prevenir lesões nos ombros, que em 22% dos entrevistados causaram dores por mais de uma semana.
Malhação, só sem trânsito
Acesso é o fator que mais pesa no treino. Os entrevistados prezam, acima de tudo, um local que seja próximo de suas casas ou de rápido deslocamento, evitando o desânimo que bate com a ideia de ficar preso no trânsito antes de malhar. A atmosfera e a limpeza da academia também receberam notas altas de satisfação. Já a sauna e as áreas de spa obtiveram a menor pontuação.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!