Mais Barato PROTESTE: Utilize nosso plugin e garanta os menores preços, nas melhores lojas!

Aproveite melhor o verão com protetor solar
Nossos especialistas tiram suas dúvidas e derrubam mitos sobre o uso desse produto.
14 janeiro 2011 |
O protetor solar é fundamental para que você possa aproveitar a praia, a piscina ou qualquer lazer ao ar livre no verão. Por isso, nossos técnicos prepararam um tira-dúvidas que derruba mitos e esclarece questionamentos sobre o uso do produto. Confira abaixo:

Qual a diferença entre UVB e UVA? Os dois fazem mal à saúde?

A radiação UVA penetra profundamente na pele, não costuma ter sua intensidade alterada conforme a época do ano ou altitude de cada região e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento.

Já os raios UVB são os causadores das queimaduras solares e mudam de intensidade conforme a estação e altitude, ganhando força no verão, em especial entre as 10h e 15h. O UVB está diretamente relacionado ao desenvolvimento de câncer de pele nas áreas corporais expostas ao Sol.

O que significa o valor do FPS?

FPS é a sigla para Fator de Proteção Solar e indica o grau de proteção da pele contra a queimadura solar. Um FPS 50, por exemplo, mostra que você está 50 vezes mais protegida contra os raios UVB, ou seja, precisa de 50 vezes mais radiação solar UVB para desencadear uma queimadura solar do que se não estivesse usando nada.

É verdade que fatores acima de 30 não oferecem nenhuma proteção adicional?

Não. O FPS (fator de proteção solar) se refere a proteção contra os raios UVB, que são os raios responsáveis pelas queimaduras solares e o principal responsável pelo câncer de pele. Realmente quanto à proteção contra os raios UVB, a diferença não é tão grande. O FPS 15 absorve 93,3% dos raios UVB, FPS 30 absorve 96,7% e FPS 50 absorve 98%, por isso se ouve dizer que a proteção é praticamente a mesma.

Porém, na prática podemos observar que ao utilizar um protetor FPS 15 ainda é possível se bronzear enquanto ao utilizar um produto com FPS 50 não há alteração da cor da pele (quando falamos de produtos de qualidade).

Esse fato é devido ao diferencial na proteção contra os raios UVA, responsáveis pelo bronzeado da pele (principal responsável pelo envelhecimento e também colabora com o câncer de pele). Um bom protetor solar deve apresentar alta proteção contra os raios UVA (no mínimo um terço da proteção UVB, indicada pelo FPS).

Todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB?

Não. Em nosso teste verificamos que a maior parte dos produtos nacionais ainda apresenta baixa proteção UVA. O ideal é que a proteção UVA seja indicada na rotulagem em quantidade de estrelas, como ocorre com os Solar Expertise da Loreal que leva em conta a proteção UVA em relação a proteção UVB. Pode estar também indicado como porcentagem, por exemplo, protege 90% dos raios UVA. Mas a maioria indica apenas ter proteção UVA sem mencionar a intensidade da proteção.

Quanto tempo os protetores solares duram na água?

Em nosso teste realizado em 2009, verificamos que a maioria dos protetores solares com FPS 30 resistem a pelo menos uma hora de exposição à água. Porém, é aconselhável reaplicar o produto sempre após mergulho ou suor excessivo.

Em casos de exposição direta ao sol, de quanto em quanto tempo é preciso reaplicar o produto?

Apesar de, em algumas embalagens, a indicação para reaplicar o produto varie de quatro horas a até 12 horas depois, é consenso entre os médicos indicar nova aplicação a cada duas horas ou após transpiração intensa e mergulhos na água.

O bronzeador oferece algum tipo de proteção?

Os bronzeadores em geral oferecem baixa proteção contra os raios UVB ( depende do produto – varia de FPS 2 a 15) e nenhuma proteção contra os raios UVA.

O filtro solar bem aplicado também permite um bronzeado gradual, bonito e duradouro e previne câncer de pele e envelhecimento precoce.

Peles mais bronzeadas ou mais escuras podem usar fatores de proteção menores?

Sim. Peles mais escuras já tem uma proteção natural maior. Mas fique atento, eles podem utilizar uma proteção menor que as pessoas de pele clara, mas não devem se expor ao sol sem proteção. A FPS deve ser no mínimo 15.

Como prevenir queimaduras se eu for alérgico aos protetores solares?

Os protetores solares apresentam diversas fórmulas. Se você é alérgico a uma marca de protetor solar, não quer dizer que será alérgico a outra marca. Experimente tentar outras marcas ou trocar o creme pelo gel e peça ajuda ao seu dermatologista nessa escolha.

Os protetores infantis são realmente diferentes? Posso usar protetor comum em meu filho?

Os protetores solares infantis são mais suaves e suas fragrâncias são desenvolvidas especialmente para crianças com a intenção de não causar irritação na pele.

Observamos, por exemplo, que os protetores FPS 30 das marcas Nívea e Sundown contêm benzophenone-3, ingrediente comprovadamente cancerígeno. Já os produtos infantis das mesmas marcas não contêm esse ingrediente. Apesar de existirem esses produtos específicos e mais apropriados para as crianças, é seguro utilizar protetores comuns em crianças, sempre com FPS mínimo de 30.

Leia também

remédios
apple
comida

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.