Notícia

Conheça os parâmetros utilizados no teste

29 novembro 2012

29 novembro 2012

Veja abaixo os padrões utilizados nas análises de eficácia, segurança e qualidade dos protetores solares.

Testamos dez marcas de protetores e bloqueadores para adultos, com FPS 30, e mais cinco da linha infantil, com FPS 60. Veja abaixo os padrões de realização do teste:

Rotulagem:
checamos se existe uma padronização na forma como esta informação é colocada na embalagem de forma a facilitar a escolha do produto.

Composição: os produtos testados tiveram sua composição avaliada de forma a avaliar a presença do composto BENZOPHENONE-3 (benzofenona-3 ou oxibenzona).

Proteção solar:

  • FPS (Proteção UVB): um teste in vitro verificou se a informação de FPS contida no rótulo do produto corresponde à realidade.
  • Proteção UVA: Os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, catarata além de contribuírem para o início ou piora do câncer de pele. Neste quesito avaliamos o índice de proteção para os raios UVA.
  • Fotoestabilidade: os protetores foram expostos à radiação através de um simulador solar durante uma hora. O FPS antes e após a irradiação foi medido e o resultado foi informado em porcentagem. O produto é considerado fotoestável quando o FPS antes e após a exposição é mantido em, pelo menos, 80%.
  • Resistência à água: Neste teste, ocorre a medição do FPS antes e após uma hora de imersão. O resultado é dado em porcentagem e o produto é considerado adequado se apresentar a proporção FPS antes/FPS depois da imersão de, pelo menos, 50%.

Hidratação: o teste de hidratação é feito com voluntários e a ação hidratante do produto sobre a pele foi medida 1h, 2h e 3h após a aplicação do produto.

Tolerância cutânea: verificamos se os produtos causam algum tipo de irritação durante o uso através de testes em voluntários.

Viscosidade: analisamos a consistência do produto por que esta propriedade precisa sempre estar ajustada à embalagem do produto para não haver desperdício.

Escoamento: o teste de escoamento verificou se a quantidade de produto que fica retida no frasco, após seu uso completo, caracteriza o desperdício de produto.


Imprimir Enviar a um amigo