Notícia

Protetor solar: fique de olho nos padrões aplicados nas análises

22 janeiro 2016
filtro

22 janeiro 2016

Conheça os critérios utilizados nas avaliações de eficácia e qualidade das dez marcas de protetores solares em spray e como elas se saíram em nosso teste.

O mercado oferece diversos produtos, mas, antes de escolher o seu, fique atento a alguns itens, como o rótulo. Com exceção do Australian Gold, que não informa o lote, todos os dez produtos que testamos possuem rótulos bem completos. O Cenoura & Bronze e o Sundown, porém, ficaram com avaliação um pouco inferior do que os demais, pois possuem letras muito pequenas, quase impossíveis de ler.

 

Em junho de 2014, todos os protetores fabricados no Brasil, inclusive na versão spray, deverão ter uma proteção UVA mínima de um terço do FPS que consta no rótulo. Isso significa que se o FPS é igual a 30, a proteção UVA deverá ser de, no mínimo, 10. Apenas Red Apple e Australian Gold não atingiram esse mínimo. O primeiro apresentou proteção UVA de 3,5 e o segundo, 3,1.

 

O melhor de todos foi o Coppertone, com um índice de 19,5. Essa norma, já adotada na Europa, foi utilizada em nosso estudo. Os outros produtos tiveram bons resultados, o que indica que já estão adaptados à mudança.

 

Para o consumidor, é quase impossível identificar qual produto oferece mais resistência à radiação. Por isso, mostramos para você os sprays que mantêm sua ação na pele ao longo de um determinado período de exposição ao sol. Nesse sentido, O Boticário foi o melhor, pois manteve 96,8% do seu FPS após a exposição.

 

Outra preocupação dos consumidores é quanto à resistência dos protetores à água da praia ou piscina. Todos os que avaliamos se saíram muito bem, embora O Boticário tenha resistido mais do que os outros.

 

Mas, além desses critérios, não podíamos deixar de avaliar a opinião de usuários, mais especificamente um grupo de 30 mulheres. As voluntárias deram notas para absorção, textura, consistência e aroma, entre outros itens, além de avaliarem se o produto é pegajoso.

Todos foram considerados bons, embora Nivea Sun e O Boticário tenham sido os mais elogiados, pela rápida absorção da pele e pelo aroma, respectivamente. Já o Coppertone foi considerado pegajoso e o Cenoura & Bronze, difícil de ser borrifado no corpo.


Imprimir Enviar a um amigo