Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Veja como proteger a pele de seu filho
A partir dos 6 meses, é fundamental que as crianças usem protetor solar, chapéus e óculos de sol. Isso pode evitar queimaduras, insolação e até câncer de pele no futuro.  
21 dezembro 2016 |
verao

Não restam dúvidas de que os cuidados com a pele devem começar na infância. Diversos estudos já apontaram que o uso correto do protetor solar até os 18 anos pode evitar mais de 80% dos casos de câncer. 

 A pele do bebê é fina e extremamente sensível à radiação solar. A exposição excessiva pode gerar queimaduras e sardas e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pele na vida adulta. Por isso, mamães e papais, protejam seus filhos do sol. Veja a seguir algumas dicas de acordo com a idade da criança:

 • Até os 6 meses – Nessa fase, evite ir à praia ou à piscina com seu bebê. A pele ainda produz pouca melanina, pigmento que dá cor à pele e protege contra a radiação. O uso do protetor solar ainda não é recomendado. Utilize, portanto, um protetor nos vidros do carro e evite andar com a criança na rua entre 11h e 17h. Mantenha os braços e as pernas cobertos e coloque um chapéu que proteja a face, o pescoço e as orelhas.

 • Dos 6 aos 12 meses – Aplique protetor solar próprio para crianças pelo menos nas zonas do corpo que ficam expostas, como mãos e face. Os protetores infantis contêm maior quantidade de filtros físicos como dióxido de titânio, óxido de zinco, silicato e óxido de magnésio, que são menos irritantes para a pele.  O Fator de Proteção Solar (FPS) indicado para a criança é sempre acima de 30.

 Os mais recomendados são os protetores resistentes à água e que não irritam os olhos. Sempre que possível, passe o produto antes de sair de casa. Se usar sprays, não aplique diretamente na face, para garantir que o bebê não inspire a substância e evitar o contato acidental com os olhos. Aplique primeiro nas suas mãos e, depois, na pele do bebê. Não exponha a criança diretamente ao sol. Ela deve usar chapéu ou boné, que protegem o couro cabeludo, impedindo a elevação da temperatura do corpo e diminuindo o risco de insolação.

pimprotetor-infantilxx

• Dos 12 meses aos 5 anos. Lembre-se de que nenhum produto é isento de causar alergias, inclusive os hipoalergênicos. Por isso, teste o protetor em uma pequena área da pele da criança para ver se ela terá alguma reação. A primeira aplicação do protetor solar deve ser feita com alguns cuidados: deixe a criança sem roupa e aplique-o de forma uniforme.

Lembre-se das dobras, das orelhas, do pescoço e da parte de cima dos pés. Coloque quantidades generosas e não se esqueça de reforçar a proteção toda vez que a criança se molhar ou secar-se com a toalha. Lembre-se do chapéu e estimule seu filho a usar óculos de sol (desde que tenham lentes com proteção UV).

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).

 

Leia também

mulher sorrindo
apple
comida
alimenta-4

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.