Notícia

Protetores solares: nada mudou

22 dezembro 2010

22 dezembro 2010

Marcas testadas em 2009 ainda têm substância cancerígena. Descubra quais produtos são seguros para uso.

Nenhum dos protetores solares testados pela PROTESTE em 2009 sofreu mudanças em sua composição. Na ocasião, nós revelamos que os produtos continham Benzophenone-3, ingrediente potencialmente cancerígeno porque acelera a velocidade de multiplicação das células (o que é muito grave no caso da doença) e entrar na circulação sanguínea.

Porém, ainda é possível indicar produtos mais seguros para o verão. Veja abaixo quais protetores solares você deve usar e os que você deve evitar:

Protetores recomendados

(sem Benzophenone-3)

Produtos a evitar

(contém Benzophenone-3)

Loção Bloqueadora Solar Expertise L´oreal

Bloqueador Solar Cenoura e Bronze

Banana Boat Ultra Defense

Episol gel

Loção Protetora Coppertone

Nívea Sun

Sundown

Avon Sun UV Care Complex

A La Roche Posay informou que o produto Helioblock Anthelios W30, que se mostrou fotoinstável em nosso teste em 2009, está descontinuado do mercado desde fevereiro de 2010.

Regulamento já começa a mudar

A boa notícia é que o Ministério da Saúde e a ANVISA ouviram nossas reivindicações no ano passado e estão tomando providências.

Em agosto de 2010 foi colocada em consulta pública a revisão do "Regulamento Técnico MERCOSUL Sobre Protetores Solares em Cosméticos", levando em consideração a proteção contra os raios UVA conforme solicitamos, bem como o fator de proteção UVB(FPS) mínimo de 6. Quanto à presença do ingrediente benzophenone-3, nenhuma alteração foi realizada.

No entanto, não há previsão de publicação do Regulamento revisado. Porém, continuaremos acompanhando as discussões.


Imprimir Enviar a um amigo