Notícia

Protetores solares: sprays não tão eficazes

22 janeiro 2016
protetor

22 janeiro 2016

Todos os produtos que testamos possuem FPS bem menor do que o informado nas embalagens, o que pode representar um risco para os consumidores. Em especial, para quem tem peles claras.

O protetor solar é item obrigatório no Brasil. Por isso, testamos novamente os produtos mais conhecidos do mercado, desta vez na versão spray. Nossa análise com dez marcas para adultos mostrou que todas têm fator de proteção solar (FPS) bem inferior ao informado no rótulo: 30.

 

Para se ter uma ideia, a maioria dos produtos apresenta, na verdade, FPS em torno de 15 ou 20. O maior fator encontrado foi 22,8, do Cenoura & Bronze, e o pior, 13,1, do Banana Boat. O FPS indica a capacidade dos produtos de filtrar os raios solares do tipo UVB, considerados os mais nocivos. Encontramos, ainda, dois produtos que apresentam baixa proteção UVA.

 

O resultado preocupa, pois mostra que as pessoas estão levando para casa produtos que não protegem como deveriam. Além disso, podem colocar em risco, sobretudo, as peles claras, já que elas precisam de, no mínimo, FPS 30. Por esse motivo, não indicamos qualquer produto para a compra.

 

Antes de apresentar os resultados de nossas análises, precisamos entender como os raios UVA e UVB agem em nossa pele: 

  • Raios UVA: bronzeia superficialmente, porém contribui para o envelhecimento precoce. Esse tipo raramente causa vermelhidão, mas pode colaborar para o surgimento de melanoma maligno e da catarata; 
  • Raios UVB: são os mais prejudiciais, podendo causar queimaduras (com bolhas) e até câncer de pele.

 

O valor de FPS indica o tempo de exposição à radiação ultravioleta necessário para produzir vermelhidão na pele protegida pelo filtro solar. Portanto, ao usar o FPS 30, você vai demorar 30 vezes mais para se queimar do que se não tivesse passado um protetor.

 

Alguns estudos sugerem que os raios UVA e UVB afetariam nosso sistema imunológico. Por isso, esses malefícios tornam quase obrigatório o uso do protetor solar por pessoas de todas as idades e tons de pele, em qualquer época do ano. 


Confira nosso teste com protetores em creme e descubra qual marca protege mais adultos e crianças.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!


Imprimir Enviar a um amigo