Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Repelentes podem afastar doenças graves
Saiba quais produtos tópicos realmente repelem o mosquito comum e o causador da dengue e da Chikungunya pelo tempo indicado no rótulo.  
15 março 2018 |
Repelentes01_2018

Para avaliar a eficácia e a qualidade dos principais repelentes presentes no mercado, enviamos para o laboratório 11 produtos para serem analisados, sendo oito de uso familiar e três de uso infantil. 

A PROTESTE testa e indica produtos de qualidade e seguros para a saúde e alimentação de sua família. Associe-se! 

Verificamos por quanto tempo cada produto é capaz de proteger contra a picada dos mosquitos das espécies Culex quinquefasciatus e Aedes aegypti. Este é transmissor do zika vírus, da febre Chikungunya, da dengue e da febre amarela urbana.

No entanto, os casos registrados no Brasil são do tipo silvestre, causado por mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.  Como não verificamos a eficácia dos repelentes contra esses mosquitos, não podemos garantir que sejam eficazes na prevenção da febre amarela silvestre.  

Comparamos o tempo de proteção medido com o informado no rótulo. Também verificamos se o teor do ativo repelente descrito no rótulo condiz com o teor encontrado no repelente.

Dengue: mitos e verdades sobre a dengue

Dentre os produtos para uso familiar, o SBP (composto de icaridina e indicado para uso a partir dos 6 meses de idade)  foi o que teve o melhor desempenho, protegendo por até cinco horas contra o mosquito Aedes e Culex, além de cumprir exatamente o tempo de proteção declarado no rótulo.  

 repelentes022018

   Veja os sintomas, como prevenir e tratar o zika vírus.  

No caso dos produtos infantis, o Jonhsons Baby (composto de IR3535 e indicado também para uso a partir dos 6 meses)  apresentou os melhores resultados, protegendo por quatro horas contra a picada dos mosquitos Aedes e por quase cinco horas contra o Culex, também cumprindo o tempo de proteção descrito no rótulo. 

Se você quiser saber como outros repelentes foram avaliados em nosso teste, acesse nosso comparador.  Lá você verifica a nota de avaliação, comentários do especialista e os preços.   

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).

Leia também

febre-amarela-vacina
plano-de-saude-cuidados
sabonetes-faciais

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.