Em nosso teste com produtos líquidos e géis, vimos que eles cumprem bem a função de reduzir e controlar a oleosidade do rosto.
A acne pode aparecer ao longo de toda a vida. E se você possui predisposição genética para uma maior produção sebácea, saiba que está vulnerável ao problema. Embora não tenha cura, ele pode ser controlado e uma das melhores formas de prevenção é limpar o rosto com sabonetes para pele oleosa e com acne. Pensando nisso, testamos cinco produtos líquidos e três géis para descobrir se, realmente, funcionam. Mas, por questões judiciais, dois produtos não podem ter seus resultados divulgados.
Temos boas notícias. De modo geral, vimos em laboratório que todos cumprem bem o papel de reduzir e controlar a oleosidade da pele. Portanto, contribuem para a prevenção da acne. Eles também foram avaliados por 30 consumidoras, que confirmam o bom desempenho.
Para prevenir a acne, esses sabonetes têm agentes limpantes e componentes que atuam contra a doença, como o ácido salicílico, presente em todos os produtos testados. Esse ativo é esfoliante, diminui a contaminação por fungos e bactérias e ajuda a regular a oleosidade da pele.
Em geral, você pode lavar o rosto duas vezes por dia com o sabonete ou de acordo com a indicação do seu dermatologista. Assim, você pode evitar o “efeito rebote” – quando há a remoção excessiva da oleosidade e da proteção natural da pele, o organismo tenta se proteger das agressões, produzindo mais gordura, o que piora a acne.
Saiba como escolher o sabonete ideal para a sua pele
E será que os alimentos também influenciam na acne? Estudos apontam que dietas com alto índice glicêmico (doces, pães, biscoitos) e consumo excessivo de leite podem piorar o quadro. Eles mostram que o organismo, ao receber picos de açúcar, coloca, rapidamente, a insulina (hormônio que controla a taxa de glicose) em ação para lidar com as alterações. E, com a desregulação hormonal, surge a acne.
Se você se preocupa com o uso de cosméticos, saiba que não precisa abrir mão deles. O problema é que muita gente acaba optando por produtos ricos em óleo ou se esquece de retirar a maquiagem corretamente, o que acaba entupindo os poros e causando a acne. Prefira os produtos oil-free, ou seja, os não-comedogênicos, ideais para a pele oleosa porque não estimulam a acne.
Entre os sabonetes testados, o La Roche-Posay se saiu melhor na redução do excesso de oleosidade da pele. Por outro lado, o Dermotivin e o Asepxia foram os menos eficientes na função, embora ainda considerados aceitáveis.
Todos os produtos também se mostraram capazes de controlar a oleosidade após o uso contínuo. Mais uma vez, o La Roche-Posay se destacou com o melhor resultado, e o Darrow vem logo depois. O Asepxia mostrou a menor eficiência, mas ainda é aceitável.
Cada um dos sabonetes também foi avaliado por 30 mulheres. Elas responderam a questões sobre diversos aspectos – odor, consistência, quantidade de espuma, sensação de limpeza, ressecamento da pele e diminuição da oleosidade, entre outros. Neste teste em uso, o Vichy foi o mais apreciado pelas usuárias, enquanto o Asepxia mostrou a menor satisfação.
Sobre a rotulagem, as notícias também são positivas. A maior parte apresentou informações legíveis e bem organizadas.
Descubra aqui qual é o sabonete que oferece o melhor custo e benefício para você
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).