Notícia

Acne: mitos por água abaixo

29 junho 2011

29 junho 2011

As lendas urbanas associadas à acne circulam há muitas gerações. Por isso, decidimos desmistificar os principais mitos sobre o assunto.

Mito: Alimentos com alto teor de açúcar e gordura provocam o surgimento de acnes
Verdade: Não há provas de que o consumo desses alimentos faça aparecer acne.  Mas sim, eles podem agravar o problema. Pesquisas revelaram que uma dieta rica em carboidratos refinados e açúcar pode piorar a acne em pessoas que já possuem histórico da doença. Por outro lado, em adolescentes, mudar a alimentação pode ajudar a diminuir a acne. Uma alimentação equilibrada ajuda a acelerar os resultados dos tratamentos.


Mito: Acne é coisa de gente sem higiene.
Verdade: Na verdade, pessoas com acne lavam-se mais vezes do que as outras. E esfregar a pele achando que vai eliminar o problema pode, na verdade, agravá-lo, pois se altera o equilíbrio natural da pele.


Mito: Espremer as espinhas acelera sua eliminação.
Verdade: O efeito é inverso. A acne pode inflamar e favorecer o surgimento de cicatrizes.


Mito: Acne é hereditária.
Verdade: Não é 100% mentira.  Em aproximadamente 60% das pessoas com acne, um dos pais ou os dois também tiveram a doença. A probabilidade é maior quando um irmão ou irmã tem a doença. Ainda assim, estudos mostram que a acne não é hereditária.


Mito: Exposição ao sol agrava o problema.
Verdade: Exposição em horários adequados pode melhorar o aspecto da pele acneica, pois os raios ultravioletas têm propriedades secantes e anti-inflamatórias. Entretanto, o benefício vai embora junto com o verão e no inverno a acne pode até piorar.


Mito: Celibato e masturbação provocam acne.
Verdade: A frequência da atividade sexual em nada influencia o surgimento ou a cura da acne.


Mito: Acne é contagiosa
Verdade: A acne não é contagiosa. Infelizmente muita gente ainda acredita no contágio da acne. Pensamento que colabora para agravar o quadro depressivo das pessoas com a doença.


Mito: Passada a adolescência a acne não volta mais
Verdade: A acne pode reaparecer na vida adulta e muitas situações favorecem esse surgimento. O período pré-menstrual e o uso de determinados tipos de cosméticos e medicamentos ajudam a causar as lesões.


Imprimir Enviar a um amigo