O autismo é um transtorno crônico que impõe desafios diários tanto a portadores como a seus familiares.
No entanto, embora não exista cura, há vários tratamentos, que incluem intervenções psicoeducacionais, orientação familiar e desenvolvimento da linguagem, capazes de amenizar os sintomas e melhorar o convívio social. Em alguns casos, portadores com quadros mais amenos, como os com Síndrome de Asperger, tornam-se adultos independentes e bem-sucedidos.
Mas, para elevar essa chance, é importante que o diagnóstico seja o mais precoce possível, dando início logo ao tratamento. Por isso, pais devem ficar atentos aos primeiros indícios, como falta de contato visual, quietude excessiva e ausência de expressões, já detectáveis a partir de cerca dos seis meses.
Confira-os, por faixa etária.
De seis a 18 meses de idade
- Contato visual limitado. Exemplo: olha as pessoas com o canto dos olhos ou por um espelho.
- Não segue o olhar. Ex: não imita o pai quando ele vê as horas no relógio.
- Ausência de expressão de felicidade ao ver os pais.
- Raramente balbucia ou faz gestos como apontar ou acenar.
- Não reconhece ou responde à voz dos pais, mas está ciente de outros.
Crianças pré-escolares
- Atraso (ou falta) de desenvolvimento de linguagem e comportamentos físicos repetitivos, como ficar balançando o corpo.
- Brincadeiras repetitivas ou preferência por objetos domésticos, como canetas e chaves.
- Pode brincar sozinho por horas, sem supervisão.
- Pouco interesse em interagir com outras crianças ou comportamento inadequado, como tentar beijar ou bater em colegas.
- Menos sensibilidade a dores que levariam outras crianças a procurarem os pais.
- Antipatia a alimentos por causa da cor ou textura.
Crianças em idade escolar
- Dificuldades de linguagem, como referir-se a si mesmo como “você” ou “ele/ela”, em vez de eu; repetição constante de palavras recém-ouvidas; falar sempre as mesmas frases, e incapacidade de participar de uma conversa a menos que seja sobre um tema específico de interesse.
- Problemas de interação social, como não ter interesse por atividades populares entre outras crianças (música, esporte) e não perceber que a relação com o professor é diferente daquela com o colega de classe.
- Predileção por comportamento rígido e previsível, que, se alterado, pode resultar em birra e revolta.