Notícia

Bolas de futebol não decepcionam em campo

27 maio 2014

27 maio 2014

A maioria das redondas avaliadas em nosso estudo promete bom desempenho durante uma partida. Entre elas, a Brazuca, que durante a Copa do Mundo vai rolar pelos gramados brasileiros.

Se o gingado dos jogadores é peça-chave para definir o placar, saiba que o comportamento da bola também pode influenciar o resultado de uma partida. E para verificar se as redondas estão prontas para o jogo, encaixando-se em padrões predefinidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para campeonatos internacionais, testamos 15 modelos, entre réplicas e oficiais.

O peso das bolas foi um dos quesitos levados em conta e, nesse critério, grande parte das avaliadas não apresentou problemas. Também observamos se a pressão das redondas se mantém constante, e nenhuma delas desapontou. Isso significa que você pode jogar sua pelada sem precisar parar no meio da partida para encher a bola.

Se você joga futebol com frequência, atenção à réplica da Cafusa. Ela tende a apresentar pequenas mudanças no tamanho e no formato após algumas partidas. E ao levar a réplica da Adidas Brazuca para o campo, é melhor cancelar o jogo em caso de chuva, já que ela retém muita água.

Trajetória da bola pode sofrer alteração

Quando um jogador chuta em uma direção, mas a bola adquire comportamento imprevisível, a culpa pode não ser do craque, mas sim dela. Isso porque sua trajetória passa por mudanças. No teste de comportamento aerodinâmico, vimos que as réplicas Adidas Cafusa e Topper começaram a sofrer alterações em suas trajetórias bem antes das outras analisadas, o que garantiu a elas um resultado ruim.

E para saber a impressão de quem tem a bola como instrumento de trabalho, levamos as gorduchinhas ao centro de treinamento do Fluminense. Lá elas foram avaliadas por jogadores de linha e goleiros da categoria sub-20. Com exceção da Nike Ordem oficial, tida como fraca, o resultado final para todas foi o mesmo: aceitável. O comportamento das bolas no ar, após o chute, esteve entre as reclamações dos jogadores.


Imprimir Enviar a um amigo