Notícia

Campanha nacional de vacinação contra a poliomielite

18 agosto 2015
vacina

18 agosto 2015

Começou a campanha de vacinação contra a poliomielite. A doença está erradicada no país, mas o vírus ainda circula em outros países e por isso é indispensável levar as crianças para receber a vacina.


Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começou neste sábado (15) e vai até 31 de agosto em todo o Brasil. Devem ser vacinadas crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. 


A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Por isso, a vacina faz parte do Calendário Básico de Vacinação. 


Para combater esta doença existem duas vacinas contra a poliomielite. A vacina Sabin, chamada de vacina da gotinha, que deve ser aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade. Até os cinco anos as crianças devem receber doses de reforço anualmente. 

E a vacina Salk, aplicada por via intramuscular, é indicada para pessoas possivelmente expostas ao vírus, com baixa imunidade, ou que viajam para regiões onde o vírus ainda está ativo. Lembre-se, a vacina não deve ser aplicada em crianças com vômitos, diarreia ou processos febris. 


A maior parte dos adultos e adolescentes maiores de 18 anos já recebeu a vacina. Porém, adultos que ainda não tenham recebido a vacina ainda podem ser vacinados. 



Confira algumas recomendações para evitar o contagio


  • Seja rigoroso com as condições de higiene. A falta de saneamento básico e de medidas adequadas de higiene são as principais causas de transmissão do vírus da poliomielite; 
  • Consuma apenas água limpa. A má qualidade da água utilizada para consumo e preparo de alimentos facilitam a proliferação dos diferentes tipos de poliovírus; 
  • Lave sempre as mãos. Lembre-se de lavar bem as mãos antes de preparar as refeições, antes de comer e depois de usar o banheiro; Ensine para as crianças hábitos saudáveis de higiene. Oriente sobre como lavar corretamente as mãos e somente beber água tratada.



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 


Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor nos telefones: (21) 3906-3900 (de telefone fixo) e 0800 201 3900 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo