Professores têm papel essencial no trabalho com alunos disléxicos. Se o estudante não consegue aprender da maneira tradicional, ensine-o de outra forma. O sucesso dependerá do cuidado em relação à sua leitura e das estratégias de ensino usadas, como as que seguem:
• Melhorando a autoestima
- Incentive a autoestima do aluno, valorizando o que ele faz bem;
- Ressalte os acertos, mesmo os pequenos;
- Valorize todo esforço e interesse;
- Dê tarefas que o façam sentir-se útil;
- Não use expressões como "tente esforçar-se";
- Fale sobre suas dificuldades, mas sem fazê-lo sentir-se incapaz;
- Respeite o seu ritmo; o disléxico precisa de mais tempo para processar informações.
• Monitorando as atividades
- Certifique-se de que as tarefas de casa foram compreendidas e anotadas;
- Caso ele não entenda a questão, leia-lhe as instruções;
- Leve em conta dificuldades específicas ao corrigir deveres;
- Estimule a expressão verbal;
- Forneça instruções curtas e simples;
- Dê "dicas" específicas de como ele pode estudar a disciplina;
- Oriente-o sobre como organizar-se;
- Não insista em exercícios de fixação repetitivos e numerosos;
- Use o computador, mas certifique-se de que o programa é adequado ao nível dele;
- Permita o uso de gravador;
- Esquematize o conteúdo das aulas quando o assunto for muito difícil para o aluno;
- “Uma imagem vale mais que mil palavras": demonstrações e filmes enfatizam as aulas;
- Não insista para o aluno ler em voz alta; ele tem consciência de seus erros.
• Nas avaliações
- Leia as questões junto com o aluno, para ele entender o que foi perguntado;
- Esteja disponível para esclarecer dúvidas;
- Dê tempo para ele fazer a prova com calma;
- Verifique as respostas e, caso seja necessário, confirme o que ele quis dizer com o que escreveu, anotando suas respostas;
- Ao corrigi-la, valorize a produção do aluno; frases aparentemente sem sentido e palavras incompletas ou erradas não representam conceitos ou informações erradas;
- Faça avaliações orais sempre que possível.
Entre as três principais associações de dislexia no país, a Associação Brasileira de Dislexia oferece uma avaliação multidisciplinar gratuita para alunos da rede pública de ensino de São Paulo.
Essa avaliação contempla estudantes entre 6 e 18 anos de idade, que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio ou que comprovem falta de recursos para diagnóstico e tratamento.
Mais informações em:
• Associação Brasileira de Dislexia
www.dislexia.org.br/
Avenida Angélica, 2318, 7º andar, Higienópolis, São Paulo – SP
Tel: (11) 3258-7568 / (11) 3231-3296 / (11) 3237-0809
• Associação Nacional de Dislexia
www.andislexia.org.br
Rua José Macedo Soares, 12/201, Gávea, Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21) 2529-2461
• Associação de Pais e Amigos de Disléxicos - APAD
www.apad-dislexia.org.br/quemsomos.shtml
Rua Barão de Ipanema 94/1001 – Rio de Janeiro – RJ