Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Febre amarela: Começa campanha de vacinação fracionada em SP e RJ
Vacinação fracionada contra a febre amarela terá início nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro. Quer saber a diferença entre essa dose e a dose padrão? Vamos te explicar tudinho.
24 janeiro 2018 |
campanha-vacina-rj-sp-6

Paulistas e cariocas que desejam se prevenir contra a febre amarela contarão com a dose fracionada da vacina a partir desta quinta-feira, dia 25 de janeiro. Essa medida segue os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a medida, uma dose padrão poderá vacinar até cinco pessoas

A adoção do fracionamento das vacinas é uma medida preventiva e visa evitar um surto como o ocorrido no primeiro semestre de 2017. A ação é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quando há aumento de epizootias (morte de macacos) e casos de febre amarela silvestre de forma intensa, com risco de expansão da doença em cidades com elevado índice populacional. 

Saiba se a vacina é segura e se você deve tomá-la 

Diferenças entre a dose fracionada e a dose padrão 

A única diferença entre as doses está no volume, e não na eficácia da proteção. A dose padrão (0,5 ml) protege por toda a vida, enquanto a dose fracionada (0,1 ml) protege por pelo menos oito anos, segundo estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz). 

Confira as 77 cidades de SP, RJ e BA que terão campanha de vacinação contra febre amarela.

campanha-vacina-rj-sp-3

Quem não deve tomar a dose fracionada 

Alguns públicos não são indicados para receber a dose fracionada, portanto irão participar da campanha recebendo a dose padrão: crianças de nove meses a menores de dois anos; pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia, pacientes com doenças hematológicas, entre outras), gestantes e viajante internacional (devem apresentar comprovante de viagem no ato da vacinação). 

Febre amarela: saiba como afastar esse risco

campanha-vacina-rj-sp-2

A partir de que idade pode tomar a vacina fracionada

A vacinação fracionada é recomendada para pessoas a partir dos dois anos. 

Estamos sempre dando dicas de saúde para que você possa cuida melhor de si mesmo. Associe-se já!

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

remédios
alimenta-4
granola-teste
feijao-causa-gases

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.