Gagueira possui tratamento eficaz

O tratamento com fonoaudiólogo tem altos índices de sucesso para fazer com que os gagos digam adeus à dificuldade de comunicação.
O problema, que ainda não tem causa conhecida, pode começar na infância e fazer parte de toda a vida da pessoa. Porém, dá para evitar que a situação se estenda por tanto tempo, graças à ajuda de um fonoaudiólogo.
Esse profissional faz diversas avaliações na criança, para estimar o risco de ela continuar gaguejando na fase adulta. Já para adolescentes e adultos, as análises do fonoaudiólogo consistem em avaliar a gravidade do distúrbio e o quanto afeta a comunicação no dia a dia.
Isso vai variar de pessoa para pessoa: para algumas, a gagueira só surge quando estão falando em público, em uma apresentação em auditório, por exemplo, ou ao telefone. Para a maioria, a gagueira surge durante as atividades cotidianas na escola, no trabalho ou em casa.
A boa notícia é que estudos mostram que os tratamentos para gagueira podem ser bem sucedidos em todos os seus graus de complexidade. E em qualquer etapa da vida. O fonoaudiólogo ajuda a pessoa a falar com fluência, a se comunicar de forma eficaz e a participar plenamente das atividades cotidianas.
O objetivo em si não é apenas eliminar as interrupções na fala, mas também minimizar o seu impacto nos diálogos. Ele, muitas vezes, trabalha junto a familiares e professores, para diminuir a pressão sobre quem gagueja.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!