Notícia

Kit de exames simultâneo de zika, dengue e chikungunya promete agilizar diagnóstico

27 janeiro 2016

27 janeiro 2016

Kit permitirá acelerar os resultados e reduzir o custo dos exames de zika, dengue e chikungunya. Porém, só será possível detectar zika durante o período de infecção.


A Fundação Oswaldo Cruz divulgou recentemente uma importante inovação que permitirá realizar o diagnóstico simultâneo de zika, dengue e chikungunya em casos suspeitos. 


O Ministério da Saúde vai encomendar a produção de 500 mil kits pela Fiocruz até o final deste ano. Os primeiros kits estão planejados para chegar à rede de laboratórios do Ministério da Saúde em fevereiro.


Confira o teste com 10 marcas de repelentes e saiba qual o melhor


O ministro da saúde informou que a prioridade será dada a gestantes, considerando a relação entre infecção por zika vírus e microcefalia.


A inovação é resultado do trabalho conjunto do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e de quatro unidades da Fiocruz: o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), com o apoio do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná), do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). 



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.


Imprimir Enviar a um amigo