Kit de exames simultâneo de zika, dengue e chikungunya promete agilizar diagnóstico
.jpg?rev=b30365fd-fa2d-4fe2-8222-e3f97e6ac7fa&mw=480&hash=2E839EDE70C3FC24B55742FA853C60A3)
Kit permitirá acelerar os resultados e reduzir o custo dos exames de zika, dengue e chikungunya. Porém, só será possível detectar zika durante o período de infecção.
A Fundação Oswaldo Cruz divulgou recentemente uma importante inovação que permitirá realizar o diagnóstico simultâneo de zika, dengue e chikungunya em casos suspeitos.
O Ministério da Saúde vai encomendar a produção de 500 mil kits pela Fiocruz até o final deste ano. Os primeiros kits estão planejados para chegar à rede de laboratórios do Ministério da Saúde em fevereiro.
Confira o teste com 10 marcas de repelentes e saiba qual o melhor
O ministro da saúde informou que a prioridade será dada a gestantes, considerando a relação entre infecção por zika vírus e microcefalia.
A inovação é resultado do trabalho conjunto do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e de quatro unidades da Fiocruz: o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), com o apoio do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná), do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!
Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.